Três bebidas vegetais para preparar na Bimby e Poupar

Quando escrevi este post, em que questionava se a Bimby vale, realmente, o dinheiro, a maioria dos leitores que possuem este precioso auxiliar de cozinha, responderam de forma unânime: SIM. No entanto, pareceu-me que algumas pessoas não tiram, em pleno, partido de todas as potencialidades, nomeadamente ao nível da poupança que pode trazer às nossas vidas.

Assim, e porque, cada vez mais, os “leites” vegetais, que são, na realidade,  bebidas, estão na moda, e, regra geral, costumam ser caros, e, por vezes, incluem uma enorme quantidade de açúcares e de conservantes, partilho, convosco, três receitas que podem, facilmente, preparar, de forma natural e saudável, na nossa melhor amiga, poupando alguns euros. Ora leiam:

1.Leite de Coco: Não sei quanto a vocês, mas, cá em casa, o leite de coco é uma bebida super popular, que costumo usar em batidos ou em receitas de caril. No entanto, 200 ml chegam a custar dois euros, e, para preparar cerca 1300 ml, basta juntar 200 gr de coco ralado, 1200 gr de água, programar 8 mim / 120º C / Vel 4. De seguida, é só triturar 30 seg / Vel 8, coar com um passador fino e guardar no frigorifico. A operação pode ser repetida, aproveitando o mesmo coco e adicionando uma quantidade de água semelhante, no entanto,  o liquido vai ter menos sabor.

Nota: Quando uso em caris, tenho, por hábito, dependendo da quantidade, juntar duas ou três colheres de sopa de natas para dar consistência ao molho. 

2 .Leite de Amêndoa: Tal como o coco, também a bebida vegetal de amêndoa tem ganho popularidade e é tão fácil de preparar na Bimby. Para obter um litro, adicione 50 gr de miolo de amêndoa e 1000 gr de água. Triture 10 segs / vel 9, junte a água e envolva 5 segs / vel 7. Em seguida, programe 20 min / 90ºC / vel 3. Quando a amêndoa estiver cozida, triture 1 mint / Vel 6. Coe com um passador de rede fina e guarde no frigorifico.

3 .Leite de Arroz: Usado em batidos e inúmeras receitas vegan, o consumo de leite de arroz já faz parte dos nossos hábitos alimentares.  Para prepará-lo na Bimby, basta cozinhar 50 gr de arroz integral com 400 gr de água, e programar 20 min / 100º C / Vel 2. Em seguida, junte 20 gr de mel, adoçante ou açúcar e triture 3 min / veloc 10. Adicione mais 600 gr de água e programe 1 min / Vel 10. Guarde no frigorifico. Bom apetite. 

Se usam a vossa Bimby para cozinhar pouco mais do que sopas, posso dizer-vos, meus 5.75 leitores, que estão, todos os dias a deitar euros à rua, os quais, no final do mês, fazem toda a diferença no orçamento doméstico. Para evitar desperdícios, ponham mãos à obra,  deem asas à imaginação, e vão ver que, para além da economia, estão a zelar pela saúde da vossa família. Palavra de #lobo. 

Crédito da Imagem: Food 52

2 Comments

  1. Pingback: Três Bebidas Vegetais Para Preparar Na Bimby e Poupar – Tachos & Robots

  2. Olá bom dia!
    aqui por casa, aditamos o leite de côco é o de amêndoa…
    Ainda tenho leite de vaca para as meninas levarem para a escola mas, sempre que posso também envio o leite de côco que tambu utilizo para fazer os iogurtes de côco…
    O leite de amêndoa é mais dispendioso mas muito saboroso também…
    Com a bimby passei a poupar muito com estas bebidas e a cozinhar de forma mais saudável…

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*