Caros 5.75 leitores, depois de, ontem, ter publicado este post sobre as propriedades altamente medicinais do açafrão, recebi uma serie de mensagens a questionar sobre o efeito terapêutico de mais uma dúzia de especiarias. Assim, por ser mais prático responder individualmente, deixo-vos a informação que recolhi sobre os seguintes condimentos:
1. Canela: A canela que habitualmente compramos no supermercado, é, na verdade Cassia, extraída de uma planta diferente da verdadeira, a Cinnamomum zeylanicum, ou “canela de Ceilão”. No entanto, ambas possuem um forte componente medicinal, ajudando a reduzir os níveis de colesterol, e de dois tipos de diabetes. Esta especiaria, é, também, um poderoso anticoagulante, auxiliando no combate a infecções urinárias, e na redução do excesso de peso.
2. Cravinho: Poderoso antifúngico, é utilizado pela medicina tradicional indiana como analgésico, para atenuar a dor de dentes, prevenir problemas gástricos, e curar o “pé de atleta”.
3. Gengibre: Esta, é a especiaria que até os médicos aconselham. Funciona como antibiótico natural, sendo o seu chá excelente para atenuar náuseas, dores de estômago, e estimular a circulação. Sempre que me estou a sentir constipada ou com gripe, bebo chá de gengibre e limão, e estou muito satisfeita com os resultados.
4. Cominhos: Apesar do sabor forte, os cominhos são um anticéptico natural, e um potente antioxidante. As suas propriedades são especialmente eficazes com os problemas de estômago, uma vez que estimula a libertação de enzimas digestivos. Tanto na Índia, como em Marrocos, assim que vêm um turista a vomitar, este é “obrigado” a beber, de shot, chá de cominhos. Apesar do sabor péssimo, porque é hiper concentrado, o facto é que resulta. Este condimento é, também, indicado para combater insónias, e prevenir o aparecimento de constipações.
5. Cardomomo: Do ponto de vista terapêutico, o cardomomo é uma das mais eficazes especiarias do mundo. Ajuda com a digestão, e a curar vómitos e diarreias. Na Índia, é usado para melhorar o funcionamento do sistema respiratório, resolver problemas na garganta, e diminuir os gases no estômago e a flatulência.
6. Pimenta de Caiena: A caiena é excelente para quem está a tentar emagrecer, uma vez que acelera o metabolismo, e estimula a circulação. Na medicina ayurvédica, é utilizada para o alivio de dores.
7. Açafrão (Curcuma): Mais conhecida por “Açafrão da Índia”, “Açafrão da Terra” ou “Turmérico”, é uma planta oriunda da Índia e da Ásia Meridional, tendo sido difundida, pelos portugueses, a partir do século XVI. Existem cinco variedades comerciais de Curcuma: China, Bengala, Madras, Malabar, e Bombaim, sendo, na Europa, o tipo de “açafrão” mais consumido. É esta, a especiaria que dá o toque picante, e o tom amarelo, ao pó de caril. Na medicina chinesa, é usada no combate à icterícia, doenças hepáticas, e redução dos níveis de colesterol. Acredita-se ser a grande responsável pela baixa incidência da doença de Alzheimer, na Índia. De acordo com este artigo, para além de um forte antioxidante, é, também, um eficaz agente anticancerígeno, quer na prevenção, quer no tratamento de tumores, e subsequentes metástases.
Apesar de não substituírem, naturalmente, a clássica ida ao médico, não podemos ignorar as importantes propriedades terapêuticas destas especiarias, e, quanto melhor for a sua qualidade, mais notórios serão os resultados. Sempre que viajo para países que as produzem, como a Índia ou a Turquia, aproveito para reabastecer o stock. No entanto, em Portugal, também é possível adquiri-las a um preço relativamente simpático. Fiquem atentos ao blog, porque, em breve, vou escrever um post a indicar onde.
Pingback: Sete ervas aromáticas com propriedades medicinais, para ter em casa – Lobo na Porta – Food & Travel
Pingback: Sete frutos vermelhos com propriedades altamente medicinais, para consumir todos os dias. – Lobo na Porta – Food & Travel