Dicas de Poupança: Café de Cafeteira ao invés de máquina com pastilhas

Caros 5.75 leitores, ninguém tem dúvidas de que a Nespresso e o George Clooney mudaram a nossa forma de beber café e tornaram super cool tem uma máquina de pastilhas em casa. Confesso que, como sou uma verdadeira adicta (bebo cerca de quatro por dia), aderi, desde o primeiro momento, a esta moda, e, antes da democratização das compras online, ia para as filas infindáveis do Almada Fórum só para comprar as tão preciosas cápsulas da Nespresso.

No entanto, com a venda deste tipo de café nos hipermercados, deixei-me disso e comecei a aproveitar as promoções e os talões de desconto. Ultimamente, gastávamos cerca de 20 euros por mês, já que consumíamos, tranquilamente, duas caixas de dez pastilhas por semana.  

Contudo, sempre houve uma questão: Apesar de colocarmos, religiosamente, as pastilhas na reciclagem, o gasto desmesurado de plástico começou a incomodar-me e, em janeiro de 2020, numa ida ao IKEA, decidimos adquirir, por vinte euros, a cafeteira METALLISK e começar a usar café em pó. De referir que, por essa altura, já a nossa velhinha máquina de pastilhas estava super arruinada e a demorar horas a arrancar, pelo que entrámos na encruzilhada de ter que adquirir uma nova. 

Felizmente, optámos pela melhor escolha. Feita em aço inoxidável, para além de muito bonita, esta cafeteira italiana é incrível, e permite-nos ter cafezinho fresco o dia inteiro. È muito fácil de limpar e funciona bem em todas as placas, incluindo as de indução. O café é preparado à pressão, por intermédio do vapor da água, e conserva todo o seu sabor. Foi uma felicidade, ter a casa a cheirar ao mesmo que a da minha avó, e puder beber o verdadeiro galão à moda antiga.

Outra enorme vantagem é a poupança, uma vez que, agora, consumimos cerca de meio quilo de café por mês, com um custo de cerca de três euros, já que compramos de boa qualidade, normalmente da Delta, para apoiar os produtos portugueses, e aproveitamos as promoções e os talões de desconto. Esta redução de gastos também se verificou na energia, uma vez que só fazemos café uma vez por dia. E, sim, já nos habituámos a beber à temperatura ambiente. 

Posto isto, 5.75 leitores, lembrem-se que é no poupar que está o ganho. Neste caso, em concreto, na carteira e no ambiente. Experimentem porque vão notar a diferença.

Palavra de #lobo. 

Imagem: Ikea

One Comment

  1. Obrigado pela dica, quando for ao IKEA trago uma. Como sou muito exigente com o café, Nespresso sempre esteve fora de questão.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*