Cinco benefícios para a saúde do consumo regular de gengibre

Caros 5.75 leitores, passaram as festas, os excessos alimentares, e chegou a vaga de frio. Por isso, todo o cuidado é pouco para evitar gripes, constipações, e outras doenças mais graves. Como gosto de cuidar da minha saúde, de preferência através do consumo de produtos naturais, partilho, convosco, cinco dos múltiplos benefícios do gengibre, os quais, por si só, são mais do que motivos para contemplarmos esta deliciosa especiaria nos nossos hábitos alimentares:

1. Efeito Anti-inflamatório: O gengibre inclui, na sua composição, um poderoso anti-inflamatório denominado gingerol, especialmente indicado para atenuar dores com origem em doenças crónicas, como a osteoporose ou a artrite reumatóide. Quando consumido regularmente, inibe a formação de citocinas inflamatórias; mensageiras químicos do sistema imunológico.

2. Poderoso antiemético: Que é como quem diz, ajuda a prevenir os vómitos e os enjoo matinais, sendo um importante aliado para as mulheres grávidas, que não podem tomar medicamentos químicos, e no combate a doenças como a gastroenterite, que, num estado mais avançado, pode causar outros sintomas como a febre, diarreia e dores musculares. 

3. Combate a Obesidade: Um estudo recente veio confirmar o que, há muito, se sabia: A ingestão regular desta especiaria acelera o metabolismo, previne a acumulação de gorduras nocivas, potencia a digestão dos hidratos de carbono, e diminui a sensação de fome, ajudando a normalizar os níveis de colesterol e de insulina no organismo. 

4. Melhora o funcionamento da sistema digestivo: Rico em fenólico, um componente que ajuda a diminuir a irritação gastrointestinal, o gengibre é um forte aliado no combate à flatulência e à produção de gases. Outro dos seus conhecidos benefícios é auxiliar a digestão de alimentos pesados, prevenindo a obstipação e o cancro do cólon.

5. Amigo do Coração: Infelizmente, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no nosso país, pelo que todo o cuidado é pouco. Pelos seus componentes pungentes (picantes), esta especiaria é um poderoso estimulante circulatório, diminuindo o risco de formação de coágulos no sangue.

Posto isto, 5.75 leitores, em chá, caris, massas ou sobremesas, não há motivos para não usarmos e abusarmos desta deliciosa especiaria, a qual, a bem da nossa saúde, deve ser consumida regularmente. Como já referi, não substitui a clássica ida ao médico, mas que ajuda, lá isso, ajudam. Palavra de #lobo.

Crédito da Foto: Food 52

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*