Polenta no forno com Parmesão: Receita

Caros 5.75 leitores, desde criança que ouvia o meu querido avô dizer, em caso de contrariedade “não há trigo vai milho”, reportando-se ao tempo “da fome”, em que a comida escasseava e a população mais pobre tinha, por vezes, que se alimentar, apenas, com papas de milho. Tantas vezes ouvi aquela história que, a dada altura, pedi à minha avó para fazer as papas, que foram preparadas com a farinha dissolvida em leite com açúcar e canela, em jeito das de aveia. No entanto, devo confessar que não fiquei fã.

Passados todos estes anos, ao ver uma das edições do Masterchef América, fiquei com vontade de preparar a minha própria versão. Assim, após alguma pesquisa, inspirei-me nesta receita do grande Chef Gordon Ramsay, e eis o delicioso resultado, que, como vem sendo hábito, adaptei para a Bimby e para o fogão. Enquanto acompanhamento ou prato principal, é uma opção diferente, sobretudo para os fãs de comida italiana, e de queijo, já que leva uma quantidade considerável de parmesão.

 Porque sei que muitos leitores gostam deste tipo de conteúdo, antes de passarmos à ação, partilho um pouco da historia desta deliciosa receita. Associada à ida dos imigrantes italianos para os Estados Unidos, acredita-se que já na antiga Roma se cozinhasse polenta a partir de farinha de trigo, gão de bico ou castanha, uma vez que a etimologia da palavra advém do latim pulmentum (grão esmagado). Com a chegada, em 1492, dos espanhóis às américa, o consumo de milho generalizou-se na Europa, tendo este cereal sido adaptado à receita de polenta, para a versão que chegou aos nossos dias.

Grelhado, no forno, ou servido no tacho, este delicioso acompanhamento é uma excelente opção para quem quer surpreender e variar as receitas mais tradicionais, como arroz ou batatas fritas. Se não têm medo de arriscar, experimentem porque vão adorar o resultado, 5.75 leitores. Palavra de #lobo. 

Ingredientes (para quatro pessoas)

  • 300 Gr de Sêmola de milho – Comprei esta no Continente 
  • 600 Gr de Água
  • 100 Gr de Manteiga sem sal 
  • Sal, Q. B.
  • 50 Gr de Parmesão ralado
  • 1 Fio de Azeite extra virgem 

Preparação - Bimby

  1. Coloque no copo a água, a sêmola de milho, o fio de azeite, um pouco de sal, e cozinhe 20 min/ 100º C/ Vel.  Colher Counterclock   
  2. Adicione a manteiga e 30 gr do parmesão ralado e misture 1 min/ Vel. 4
  3. Coloque num tabuleiro, polvilhe com o restante parmesão e leve a dourar, durante dez minutos, em forno pré aquecido a 180ºC.
  4. Sirva quente. Bom apetite. 

Preparação - Fogão

  1. Numa panela, adicione a água, a sêmola de milho, o fio de azeite, um pouco de sal, e cozinhe, em lume brando, durante 30 minutos, mexendo sempre, para não pegar ao fundo. 
  2. Adicione a manteiga e 30 gr do parmesão ralado e misture bem, até obter uma consistência cremosa. 
  3. Coloque num tabuleiro, polvilhe com o restante parmesão e leve a dourar, durante dez minutos, em forno pré aquecido a 180ºC.
  4. Sirva quente. Bom apetite.  

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*