Caros 5.75 leitores, quando publiquei este post sobre alguns truques do pescador para assar peixe como no restaurante, recebi uma série de mensagens de leitores a perguntar: “Então, e caaarneee??”. Assim sendo, e porque não quero que vos falte nada, aqui ficam algumas dicas, muito simples, para que os vossos grelhados fiquem, sempre, perfeitos:
1. Temperatura: Tirar a carne do frigorífico e colocar directamente na grelha, é meio caminho andado para a deixar seca, e pouco suculenta. Assim, para que fique tenrinha, convém tirar do frio, cerca de uma hora antes, e assar, somente, quando estiver à temperatura ambiente.
2. Marinar: Sobretudo quando cozinhamos porco ou frango, a carne fica muito mais saborosa quando marinada com alguma antecedência. Pessoalmente, costumo, doze horas antes, envolvê-la em sumo de limão, louro, alho e colorau. Depois, na hora do churrasco, escorro bem, grelho, e fica uma verdadeira delícia.
3. Carvão: Tal como o peixe, também a carne ganha um paladar excepcional quando grelhada no carvão. Por isso, se tiverem oportunidade, aproveitem, mas não esqueçam que este método, apesar de ser mais lento do que o grelhador eléctrico, acaba por compensar, e muito. Ah, e só devem introduzir quando o carvão estiver transformado em braseiro. Caso contrário, ficará esturricada por fora, e crua por dentro.
4. Aquecer a grelha: Para manter a consistência, é essencial que a grelha seja previamente aquecida para selar a carne. Quando assada em lume baixo, acaba por ficar mole e pouco tenra.
5. Pincelar com óleo vegetal. Não, não fiquem horrorizados, e não se preocupem, porque, desde que não abusem na quantidade, a carne não ganha mais calorias se pincelarem, suavemente, com um pouco de óleo de girassol, antes de colocarem na grelha. O grande objectivo deste pequeno truque é que não cole, sendo mais fácil de virar.
6. Deixar Repousar: Para que fique mesmo tenra, um dos truques que as boas churrascarias usam é repousar a carne cinco minutos antes de servir. No caso da vitela, então, nota-se muito a diferença, uma vez que, desta forma, os sucos acabam por se distribuir de forma homogénea, deixando-a tenra e suculenta.
7. Respeitar o tempo: Assar uma febra não demora o mesmo do que grelhar uma perna de frango, e, assim, por diante. Neste sentido, é fundamental estar atento e respeitar o tempo de grelha dos diferentes tipos de carne, sem, no entanto, a deixar queimar, uma vez que os carbonetos são prejudiciais para a saúde.
Posto isto, 5.75 leitores, apesar de a carne ser menos saudável do que o peixe, um dia não são dias. Aproveitem os dias de Verão, convidem os vossos amigos, organizem uma churrascada, e sejam felizes. Mas, para que os vossos grelhados fiquem perfeitos, não esqueçam destes pequenos truques, testados e comprovados, que fazem toda a diferença na hora de brilhar em frente ao assador. Palavra de #lobo.
Crédito da imagem: Food 52.
Sempre importantes estas dicas, obrigada.