Sete truques para grelhar carne como na Churrascaria

Caros 5.75 leitores, quando publiquei este post sobre alguns truques do pescador para assar peixe como no restaurante, recebi uma série de mensagens de leitores a perguntar: “Então, e caaarneee??”. Assim sendo, e porque não quero que vos falte nada, aqui ficam algumas dicas, muito simples, para que os vossos grelhados fiquem, sempre, perfeitos:

1. Temperatura: Tirar a carne do frigorífico e colocar directamente na grelha, é meio caminho andado para a deixar seca, e pouco suculenta. Assim, para que fique tenrinha, convém tirar do frio, cerca de uma hora antes, e assar, somente, quando estiver à temperatura ambiente.

2. Marinar: Sobretudo quando cozinhamos porco ou frango, a carne fica muito mais saborosa quando marinada com alguma antecedência. Pessoalmente, costumo, doze horas antes, envolvê-la em sumo de limão, louro, alho e colorau. Depois, na hora do churrasco, escorro bem, grelho, e fica uma verdadeira delícia.

3. Carvão: Tal como o peixe, também a carne ganha um paladar excepcional quando grelhada no carvão. Por isso, se tiverem oportunidade, aproveitem, mas não esqueçam que este método, apesar de ser mais lento do que o grelhador eléctrico, acaba por compensar, e muito. Ah, e só devem introduzir quando o carvão estiver transformado em braseiro. Caso contrário, ficará esturricada por fora, e crua por dentro.  

4. Aquecer a grelha: Para manter a consistência, é essencial que a grelha seja previamente aquecida para selar a carne. Quando assada em lume baixo, acaba por ficar mole e pouco tenra.

5. Pincelar com óleo vegetal. Não, não fiquem horrorizados, e não se preocupem, porque, desde que não abusem na quantidade, a carne não ganha mais calorias se pincelarem, suavemente, com um pouco de óleo de girassol, antes de colocarem na grelha. O grande objectivo deste pequeno truque é que não cole, sendo mais fácil de virar. 

6. Deixar Repousar: Para que fique mesmo tenra, um dos truques que as boas churrascarias usam é repousar a carne cinco minutos antes de servir. No caso da vitela, então, nota-se muito a diferença, uma vez que, desta forma, os sucos acabam por se distribuir de forma homogénea, deixando-a tenra e suculenta. 

7. Respeitar o tempo: Assar uma febra não demora o mesmo do que grelhar uma perna de frango, e, assim, por diante. Neste sentido, é fundamental estar atento e respeitar o tempo de grelha dos diferentes tipos de carne, sem, no entanto, a deixar queimar, uma vez que os carbonetos são prejudiciais para a saúde. 

Posto isto, 5.75 leitores, apesar de a carne ser menos saudável do que o peixe, um dia não são dias. Aproveitem os dias de Verão, convidem os vossos amigos, organizem uma churrascada, e sejam felizes. Mas, para que os vossos grelhados fiquem perfeitos, não esqueçam destes pequenos truques, testados e comprovados, que fazem toda a diferença na hora de brilhar em frente ao assador. Palavra de #lobo.  

Crédito da imagem: Food 52.

One Comment

  1. Carlos Maria

    Sempre importantes estas dicas, obrigada.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*