Sete truques para cozinhar sopas deliciosas

Caros 5.75 leitores, casa de família que se preze tem, sempre, uma boa sopa de legumes no frigorífico. Para além do sabor e do efeito saciante, é um alimento fundamental para a nossa saúde, dada a elevada concentração de nutrientes e vitaminas. No entanto, talvez por algum “trauma” de infância, nem toda a gente gosta, e há, mesmo, quem se recuse a comer. Assim, uma vez que tenho, na minha família, alguns elementos que não são especialmente fãs de verdes, sempre que preparo sopa, recorro a alguns pequenos truques, para que esta fique mais saborosa. Ora leiam:

1. Legumes, só em água fria: Já li, algures, que os vegetais só devem ser acrescentados à sopa quando a água estiver a ferver, o que não é verdade. Para que conservem o seu máximo sabor, devem ser adicionados logo no inicio, em água fria com um pouco de sal, para que cozinhem lentamente, e conservem o sabor. 

2. Ingredientes de boa qualidade: Se acham que uma boa sopa se faz a partir de espinafres congelados do supermercado, esqueçam. O ideal é ir ao mercado local, e adquirir vegetais de boa qualidade. Os frescos dos hipermercados, são, para quem tiver menos tempo, outra opção a considerar. Quanto melhor for a qualidade dos vegetais, melhor será o resultado final.

3. Batata-doce, Cebola e Alho-francês: Estes são três legumes que utilizo, impreterivelmente, na base das minhas sopas. Para além da consistência, ajudam a despertar o palato, dando origem a um resultado divinal.

4. Cozinhar com tempo: “Filha, o almoço começa a fazer-se às oito da manhã”, já dizia a minha querida avó. Que é como quem diz: As boas receitas levam o seu tempo, e a sopa não é excepção. Quantas vezes, ao pedirmos este prato em alguns restaurantes, se nota, de imediato, o odor a legumes mal cozidos, que deixam o caldo repleto de grumos, com um sabor péssimo? Para evitar esta situação, o ideal é cozinhar os vegetais em lume brando, no mínimo, durante uma hora, para que fiquem bem apurados e saborosos, dando origem a um creme uniforme, com uma textura perfeita.

5. Utilizar Caldo de Carne: Um dos truques mais usados pelas nossas avó, era adicionar ossos, carne, toucinho ou chouriço à sopa de feijão, para que esta ficasse mais saborosa. Por uma questão de saúde, cá em casa, a única receita que leva enchidos é a de caldo verde. No entanto, para apurar o sabor das restantes, costumo, previamente, cozer ossos ou aparas de carne, que reaproveito ou peço no talho. Depois, é só coar com um passador, e juntar à sopa, sobretudo quando é feita à base de leguminosas, como grão ou feijão. Desta forma, ganha um sabor divinal, sem se notarem pedaços de osso ou gordura. 

6. Azeite, só no fim: Caso queiram intensificar o paladar deste tipo de receita, incluam o azeite, apenas, no fim, e convém que seja virgem extra, de boa qualidade. Desta forma, ajuda a apurar o sabor dos restantes ingredientes, sobressaindo na medida certa. 

7. Refogado simples: Quando cozinharem uma sopinha para aqueles casos mais difíceis, que odeiam legumes desde o tempo dos dinossauros, experimentem preparar um refogado simples, com um pouco de azeite, cebola picada e alho. Depois, é só adicionar a agua e os restantes ingredientes. O resultado é quase milagroso. 

Seja de que forma for, 5.75 leitores, não deixem de comer sopa, e “obriguem” os restantes membros da vossa família a seguir o exemplo, mesmo que ofereçam muita resistência. É que amar, implica cuidar todos os dias, e os vegetais são essenciais para a nossa saúde e bem estar. Palavra de #lobo. 

Crédito da Foto: Food 52

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*