Sete motivos para usar a rama da cenoura

Caros 5.75 leitores, como sabem, sempre que posso, tento comprar fruta e legumes directamente ao produtor. Regra geral são mais em conta, e de melhor qualidade, quando comparados com os do supermercado. Assim, pelo menos, duas vezes por mês digiro-me à venda de produtos locais que acontece ao Sábado e ao Domingo, pela manhã, na Moagem de Sampaio, perto de Sesimbra, onde adquiro fruta e vegetais, fresquíssimos, da época. Num destes dias, não resisti em comprar cenouras para a sopa. De imediato, fui questionada sobre a rama, ao que respondi: “Deixe estar, porque vai dar uma bela sopa”. O senhor olhou para mim com ar desconfiado: “Rama de cenoura na sopa? Nunca ouvi falar. Aqui, deitamos sempre fora”. O facto é que, para além de comestível, é super saudável, e saborosa, devendo ser aproveitada, pelos seguintes motivos:

1. Possui mais nutrientes do que o tubérculo, sendo rica em ferro, fibras, proteínas, minerais, potássio, cálcio, magnésio e zinco.

2. Apresenta uma concentração de vitamina C seis vezes superior à da própria cenoura.

3. É deliciosa e muito aromática, sendo perfeita não só para colocar na sopa, mas, também, para cozinhar esparregado ou molho pesto. 

4. É um poderoso antioxidante, ajudando a combater a osteroporose,  a baixar a tensão arterial, a normalizar o metabolismo e a minimizar problemas cardíacos.

5. O seu chá previne algumas patologias renais e o inchaço abdominal.

6. Possui um baixo custo, podendo, nos mercados locais, ser oferecida, já que, normalmente, é deitada no lixo por aqueles que desconhecem as suas propriedades, que é como quem diz: quase toda a gente.

7. As folhas mais tenras podem ser usadas na salada, dando-lhe um aroma único e um sabor adocicado, muito semelhante ao da cenoura, na versão suave.

Por tudo isto, meus 5.75 leitores, na próxima vez que forem às compras, não desperdicem as ramas da cenoura. Para além de poderem ser oferecidas ou adquiridas por um preço muito baixo, são super saborosas, saudáveis e um ingrediente absolutamente surpreendente. Palavra de lobo.

Crédito da Imagem: Food 52.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*