La Risotteria: O melhor Risotto de Lisboa é servido no primeiro piso do The Lift Boutique Hotel

Caros 5.75 leitores, como sabem, sou uma grande fã de comida italiana. Apesar de não serem pratos propriamente light, massas, pizzas e risottos fazem as minhas delícias. No entanto, ainda que existam centenas de opções na zona de Lisboa, há muito poucos locais que preenchem os meus requisitos. Por isso, foi com enorme expectativa que aceitei o convite da La Risotteria, restaurante situado no primeiro piso do Lift Boutique Hotel, bem no coração da baixa lisboeta, que prima por ser o primeiro em Portugal, exclusivamente dedicado a risottos. Tendo inaugurado há pouco mais de um mês, é, já, um verdadeiro sucesso. A carta apresenta diversas opções de carne, peixe e vegetariano, apostando, essencialmente, nos produtos frescos da época, e em quatro tipos de arroz diferentes: arbório, carnaroli, vialone nano, e venero. 

À entrada, fomos recebidos pelo enorme sorriso da Vânia, que nos proporcionou um serviço, e uma experiência, absolutamente inesquecíveis, tendo-nos guiado através do menu, já que a escolha é tanta e os risottos que vão saindo ao balcão têm todos tão bom aspecto, que é (muito) difícil decidir. O couvert é genial. Adorei a combinação das azeitonas explosivas com a noz de cogumelos que abrem, verdadeiramente, o apetite para degustar uma boa refeição, iniciada pelo clássico carpaccio de novilho, servido com espuma de pecorino e caviar de pistachio, que estava divinal.

Um dos aspectos que, de imediato, me chamou a atenção na carta foi o facto de esta incluir, não só, as clássicas opções da gastronomia italiana como o risotto de ossobuco à milaneza ou de cogumelos e trufas, mas, também, receitas inovadoras e de fusão como o risotto de bacalhau fumado, que vem a fumegar para a mesa, ou o de polvo e grelos salteados, que são verdadeiros best sellers. Após abusarmos da paciência da Vânia com um milhão de perguntas, e de muita indecisão, optámos pela tagliatta de vitela, uma espécie de batatas fritas feitas com risotto, que acompanham um delicioso lombo de vaca, e pelo de espargos e tomate seco, em caldo de miso, guarnecido com amêndoas crocantes, que lhe dão uma textura única. Posso garantir, sem margem de erro, que foi, de longe, meus 5.75 leitores, o melhor risotto que comi na vida. Altamente recomendado.

Já há algum tempo que não tinha um jantar tão delicioso e que me deixasse tão feliz. E a decoração do espaço? Inspirada no estilo vintage do Caffé Torino, imagem da Martini, frequentado por ícones de hollywood como Brigitte Bardot ou Ava Gardner, reflecte a elegância clássica, e despretensiosa, de inícios do século XX, de onde sobressaem os veludos azuis e os dourados, num verdadeiro toque de charme. A vista para a rua Áurea, e para o movimento da baixa pombalina é, também ela, digna de nota, uma vez que consiste num dos raros locais que permite usufruir de uma das zonas mais nobres da capital com paz e tranquilidade, longe do barulho das multidões.

Apesar de muito, sinceramente, já estar a rebolar, não pude deixar de experimentar o maior ícone da doçaria italiana: O tiramisú. Preparado de forma um pouco diferente, uma vez que inclui vinho doce de arroz e gelado de café, posso dizer-vos, meus 5.75 leitores, que me deixou verdadeiramente surpreendida. Acompanhado por um limoncello fresquinho, é, literalmente, de comer e chorar por mais. Uma verdadeira chave de ouro, para fechar um jantar divinal.   

O valor médio por refeição, que ronda os vinte euros por pessoa, é, também ele, muito convidativo, e apresenta uma excelente relação qualidade/preço, já que este é, sem sombra de dúvida, um dos melhores restaurantes italianos da capital, com a enorme vantagem de possuir cozinha de autor, assinada pelo Chef Marcelos Santos. No entanto, convém reservar com alguma antecedência, porque é super concorrido, sobretudo ao fim de semana. Se gostam de espaços elegantes mas descontraídos, com comida excepcional, não podem deixar de experimentar a La Risotteria  no Lift Boutique Hotel. Vão adorar, e querer repetir. Palavra de #lobo.   

Informações Úteis: 

Morada: Rua Áurea 265, 1º andar | The Lift Boutique HotelLisboa 1100-062, Portugal

Contacto: +351 960 235 247

Website: Facebook

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*