Sete truques para a Bimby que toda a gente deveria conhecer

Há quem lhe chame fada do lar, varinha de condão, ou, simplesmente, a melhor ajudante de cozinha de todos os tempos. O facto é que, depois de comprarmos a Bimby, a nossa vida nunca mais volta a ser a mesma. Apesar do fantástico trabalho das agentes, e dos livros, em explicarem, detalhadamente, o essencial sobre o funcionamento da máquina, existem alguns truques maravilhosos que todos devemos saber, e que facilitam, em muito, as tarefas culinárias:

1.Utilizar o copo de medida para moldar biscoitos: Para além da grande utilidade em medir as quantidades dos ingredientes, este utensílio é espetacular para moldar biscoitos. Ficam exactamente iguais, uns aos outros, e a massa não cola. Uma maravilha.

2. Separar as gemas das claras: Quem nunca teve uma crise de nervos ao tentar executar esta tarefa, sem sucesso. Pois, com a bimby, o stress acabou. Basta partir o ovo em cima do copo de medida, com a tampa posta, levanta-lo ligeiramente, e esperar que a clara escorregue para dentro do copo. Simples, prático e eficaz.

3. Utilizar a varoma como escorredor para massas e vegetais: Sobretudo para os dias em que cozinhamos este tipo de alimentos em grande quantidade, a varoma pode ser usada como escorredor. Tem muito mais capacidade do que um de tamanho normal, e não deixa a água transbordar. Só vantagens. 

4. Substituir o cesto pelo copo de medida para obter compotas perfeitas: Quando cozinhamos compotas ou caldas, é necessário que o vapor saia, para que reduzam, e fiquem no ponto. Contudo, o copo de medida retém o líquido, e a receita acaba por não atingir o resultado esperado. No entanto, se substituirmos este utensílio pelo cesto, o vapor acaba ser libertado, sem retenção de fluídos desnecessários, deixando as nossas caldas e compotas bem apuradas. 

5. Não usar a borboleta acima da Vel. 4: A borboleta é sem dúvida uma das peças mais espectaculares da Bimby, mas, quando usada acima da vel. 4, as lâminas podem corta-la, inadvertidamente, e deixa pedaços de plástico na comida, o que pode ser perigoso para a saúde.  

6. Adicionar leite aos restos de chocolate: Sempre que derretemos chocolate na bimby, os restos ficam agarrados à base da lâmina, e acabam por se perder na lavagem. No entanto, há uma forma deliciosa de os aproveitar: Adicionar 300 gr de leite, e triturar 5 seg/vel 8. Depois, é só aquecer durante 5 minutos a 80ºC/ vel. 4. Et, voilá, ficamos com um delicioso chocolate quente, e zero desperdício. 

7. Bater as claras em castelo no inicio da receita: Não há coisa que me irrite mais do que, como por exemplo, no caso da mousse de chocolate, preparar a receita quase toda, ter o copo super sujo, e, no fim, ser necessário bater claras em castelo, em que o dito necessita estar imaculado. Até deito fumo pelo nariz. Para evitar que esta situação aconteça, antes de mais, leio a receita até ao fim. Desta forma, evito desperdiçar tempo e detergente. 

Caros 5.75, se possuem a Bimby, não deixem de experimentar estes truques, muito simples, que acabam por nos ajudar a poupar tempo e dinheiro. Palavra de #lobo. 

Crédito da imagem: http://Thermomix

2 Comments

  1. Florinda Barradas

    Muito obrigada, adorei as dicas ?

  2. Berta D’Almeida

    E a receita das claras em castelo na Bombay?

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*