Caros 5.75 leitores, como todos sabemos, a Bimby é uma das melhores auxiliares de cozinha do mundo inteiro, e, apesar de o investimento ser grande, a médio/longo prazo, acaba por compensar. No entanto, como qualquer aparelho electrónico, é necessário evitar algumas acções que a podem danificar, nomeadamente:
1. Energia: Nunca desligue a máquina da tomada quando estiver a trabalhar, ou sem o fazer, primeiro, no botão adequado. A quebra repentina de energia poderá causar graves danos no motor ou no circuito eléctrico.
2. Respeitar o limite do copo. Exceder o limite máximo do copo é um erro crasso, já que, caso transborde, poderá dar origem à entrada de liquido no motor ou a queimaduras graves. Por outro lado, quando colocados em excesso, os alimentos poderão ficar presos na abertura da tampa. e ser projectados, ou gerar sobrecarga no motor, podendo danifica-lo.
3. Usar acessórios de origem. Utilizar acessórios de outras marcas, como, por exemplo, espátulas, pode danificar gravemente a lâmina. Apesar de, até, poderem ser mais caros, convém recorrer, sempre, aos recomendados pelo fabricante.
4. Superfície nivelada: Dada a sua elevada potência, a Bimby pode atingir grandes rotações, pelo que, por vezes, move-se enquanto está ligada. Assim, para que não hajam acidentes, convém ser colocada sobre uma superfície limpa, fria, nivelada e estável.
5. Supervisão: Usar a máquina sem supervisão pode ter consequências graves, nomeadamente quando esta atinge velocidades e/ou temperaturas elevadas. Por exemplo, receitas que impliquem uma grande rotação podem fazer com que a Bimby caia da bancada, pelo que é necessário segurá-la na pega superior, e mantê-la afastada da beira da superfície.
6. Bloquear a abertura da tampa: O bloqueio total da abertura da tampa, poderá originar a acumulação de vapor, e danificar o aparelho, ou causar queimaduras graves ao seu utilizador. Neste sentido, é fundamental verificar se o copo de medida está bem colocado e não deixar um pano ou uma toalha a tapá-lo.
7. Lavagem: Uma limpeza descuidada pode causar danos terríveis à nossa Bimby, pelo que é necessário fazê-lo de acordo com as instruções do fabricante, tal como se pode ler neste post. Desde a entrada de água para o motor, a danificar a lâmina ou o anel vedantes, muitas são as consequências de uma má manutenção.
Uma vez que, como já referi anteriormente, não é, propriamente, o electrodoméstico mais barato do mundo inteiro, convém termos cuidado com a nossa Bimby, para que esteja sempre impecável e funcional. Dá um pouco de trabalho, mas, no fundo, são pequenos gestos que lhe vão prolongar a vida e zelar pelo nosso orçamento familiar. Palavra de #lobo.
Crédito da imagem: Choice.com