Sete cuidados de limpeza a ter com a Bimby (Thermomix)

Caros 5.75 leitores, quem tem uma Bimby, tem (quase) tudo nesta vida, certo? No entanto, é necessário cuidar bem das nossas meninas, para que durem muito tempo, sobretudo as de quinta geração, que, com tanta tecnologia, parecem ter uma vida mais curta, quando comparadas com os modelos anteriores. Assim, e para os que não leram o livro de instruções, ou só prestaram atenção ao granizado, durante a demonstração, eis alguns pequenos truques para que a nossa fada do lar esteja sempre impecável, e, por consequência, tenha uma duração mais prolongada:

1. Lâmina: Apesar de as lâminas produzidas a partir de Julho de 2006 poderem ser lavadas na máquina, a melhor forma de limpar este componente é com uma escova embebida em água e vinagre. Deste modo, prevenimos o aparecimento de ferrugem, causado por detergentes agressivos, bem como danos no anel vedante, os quais poderão causar o escorrimento de líquidos para o motor . 

2. Varoma: A varoma é o componente da Bimby mais fácil de limpar. Para além de ir à máquina, sem grandes problemas, poderá ser rapidamente limpa com detergente para a loiça, e seca com um pano de cozinha, com cuidado, para não riscar o plástico.

3. Copo: A melhor, e mais rápida, forma de limpar este componente é enchê-lo com água até ao topo de lâmina, adicionar duas gotas de detergente para a loiça, e ligar na velocidade dez, durante um minuto. Fica impecável, sem corrermos o risco de o danificar.

4. Tampa: À semelhança da varoma, pode ir à máquina sem grandes problemas. No entanto, a melhor opção é limpa-la, rapidamente, com detergente para a loiça, e secá-la com um pano de cozinha, suavemente, para não riscar o plástico.

5. Vestígios de comida queimada: Apesar de não ser frequente, acidentes acontecem, e, uma pequena distracção, pode fazer com que deixemos esturricar o jantar, originando restos de comida difíceis de tirar. Sempre que ocorrer este problema, basta colocar 500 Gr de água quente no copo, com umas gotas de vinagre e de detergente para a loiça, e ligar a Bimby durante 10 minutos, na temperatura varoma. Fica impecável.

6. Secagem: Antes de colocar o copo na base, é essencial verificar se está totalmente seco, nomeadamente os pinos de contacto,  para que não entre humidade para o motor. Um truque eficaz para prevenir esta situação, é deixar a Bimby totalmente desmontada, após ser lavada, de um dia para o outro, sob um pano de cozinha. Não existe água que resista.

7. Acessórios: Espátula, formas para bolos, e demais acessórios, podem, sem problema, ser lavados na máquina da loiça. O importante é que estejam devidamente higienizados na hora de usar, para que não hajam contaminações na nossa comida. 

Uma vez que não é, propriamente, o electrodoméstico mais barato do mundo inteiro, convém termos cuidado com a nossa Bimby, para que esteja sempre impecável e funcional. Dá um pouco de trabalho, mas, a médio/longo prazo, acaba por compensar, e muito. Palavra de #lobo. 

Crédito da imagem: Canadian Foodie.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*