Seis truques imperdíveis para cozinhar o frango perfeito

Cá em casa, adoramos frango, e, esta, é, sem dúvida, a proteína animal que mais regularmente ingerimos. É barata, está regularmente em promoção nos hipermercados, dá para cozinhar de milhares de maneiras diferentes, e aguenta muito tempo no frigorífico, o que faz com que, para duas pessoas, um frango dê para três ou quatro refeições. Como gosto de tirar o maior partido possível dos meus cozinhados, pesquisei um pouco, e encontrei seis truques excelentes, que utilizo regularmente, para que esta ave fique, ainda, mais apetitoso. Ora leiam:

1.Retire o frango do frigorífico, trinta minutos antes de o cozinhar: De acordo com o famoso Chef, Jamie Oliver, desta forma, a carne tem tempo suficiente para se adaptar à temperatura ambiente, o que a deixa (muito) mais tenra e suculenta.

2. Coza o frango em leite: Esta, é outra dica recomendada por Jamie Oliver, nesta receita de frango assado. Dadas as propriedades do ácido lácteo, a carne fica mais tenra e saborosa, sendo, este truque, especialmente recomendado quando confeccionamos galinhas velhas,  rijas, e difíceis de cozinhar . 

3. Marine o frango em água e sal: Mergulhar o frango, quinze minutos antes de ir ao lume, numa taça cheia de água, à temperatura ambiente, com três colheres de sopa de sal grosso, ajuda a que fique mais tenro e suculento. Aprendi este truque com o blog gimmesomeoven. e costumo utilizar regularmente. Acreditem, faz toda a diferença. 

4. Sele a carne numa frigideira com azeite quente: Este é um método clássico, há muito usados pelas nossas avós, para criar uma crosta no exterior, e deixar a carne suculenta no interior, garantido um sabor mais intenso.  Apenas há que ter em atenção que o azeite não pode, em lume forte, aquecer mais do que trinta segundos, e que a pele deve ficar bem tostadinha. 

5. Corte os peitos à mesma espessuraMuitas vezes, quando pedimos peitos de frango no talho, são cortados com espessuras diferentes, o que faz com que a carne cozinhe disformemente, ficando demasiado tostada em algumas partes, e crua em outras. Para resolver esta questão, tenho por hábito cortar os peitos em casa, com cerca de quatro centímetros de espessura. Não raras vezes, quase perco um dedo, mas que ficam perfeitos, lá isso ficam.

6. Marine de véspera em iogurte naturalEste truque é essencial para quem gosta de frango bem temperado e tenrinho. Quando marinada, de véspera, em iogurte natural, sal, limão, alho, louro, e/ou especiarias, a carne fica absolutamente divinal, suculenta, tenra, e super apetitosa. Sempre que cozinho com tempo, e de forma planeada, não falha. É um sucesso, cá em casa. 

Posto isto, 5.75 leitores, uma vez que o Verão está a chegar, e que, esta ave é ideal para usar em saladas e em inúmeros pratos frios, para levar para o campo ou para a praia, não deixem de experimentar estes pequenos truques, porque vão ver que fazem toda a diferença no sabor. Palavra de #lobo. 

Crédito da Imagem: Food52

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*