O incrível bife do restaurante da Associação Agrícola de São Miguel (Açores)

Já muitas vezes escrevi no blog que estou, dentro da medida do possível, a evitar, ao máximo, o consumo de carne. Actualmente, só o faço uma ou duas vezes por semana, pelo que, quando decido comer bife, tem que ser o melhor. Assim, em Setembro último, durante umas férias em família, passadas na ilha de São Miguel, não resisti em experimentar o famoso lombo de vaca do Restaurante da Associação Agrícola. Localizado na Ribeira Grande, perto de Rabo de Peixe, é um espaço enorme, moderno, super bem decorado, com um serviço absolutamente irrepreensível, onde, para além dos famosos bifes, é possível experimentar outras deliciosas iguarias do arquipélago, como o vinho do Pico, o queijo ou os doces regionais.

Com espaço para mais de cento e quarenta pessoas, a carne de vaca açoriana é a grande estrela do menu. Os bifes são enormes e super bem servidos, havendo a opção de 300 ou 400 gramas. Com queijo, três pimentas, mostarda, ou molho de maracujá, o mais famoso é o confeccionado à “moda da Associação”, que é a especialidade da casa, e, talvez, o mais famoso do arquipélago. Envolto num molho delicioso, desfaz-se na boca como manteiga, e,  para não quebrar a tradição, vem acompanhado por batatas fritas caseiras, “pormenor” que faz toda a diferença e transforma a refeição numa experiência gastronómica única.

Uma vez que o meu irmão não come carne, optou por, juntamente com a minha cunhada Gabriela, experimentar o cherne grelhado e a feijoada de camarão, que estavam irrepreensíveis. Os ingredientes eram frescos e bem confeccionados. Por sorte, o empregado que nos atendeu conhece bem Sesimbra, e ao perceber que vivemos numa zona de peixe, recomendou-nos o melhor da carta. 

Para terminar, a minha família de gulosos, não resistiu em experimentar as sobremesas, e concluímos que não é só  o bife que é delicioso: A mousse de chocolate, as típicas queijadas da Graciosa, o “colchão de noiva”, e o pudim de maracujá, são, igualmente, maravilhosos, e o final perfeito para um jantar épico, que aliou a companhia das pessoas que mais amo à boa comida. Caso tenham oportunidade, não deixem de visitar as lindíssimas Ilhas dos Açores  e experimentar o  Restaurante da Associação Agrícola. O preço médio por refeição ronda os quinze euros, e não se esqueçam de marcar mesa com alguma antecedência. É que a fama dos bifes já chegou ao outro lado do oceano, e as filas são intermináveis. Mas, a espera compensa, e muito. Palavra de #lobo. 

Informações Úteis: 

Morada: Recinto da Feira | Campo de SantanaRibeira Grande, São Miguel 9600-526, Portugal

Contacto: +351 296 490 001

Website: Site Oficial

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*