Quando viajo, e penso em comprar alguma coisa, debato-me, impreterivelmente, com duas questões: o espaço e o preço. Na Europa, regra geral, é tudo caríssimo, e, nos países, ditos, “em vias de desenvolvimento”, os artigos são tão baratos, que tenho vontade de trazer um contentor de tralha, inútil, e desnecessária. Tendo em conta que vivo num apartamento com 70 m², em que o espaço disponível não abunda, convém escolher, criteriosamente, o que compro. Normalmente, opto por pequenas lembranças, como ímanes magnéticos para o frigorífico, ou postais. No entanto, o mês passado, quando estive em Londres, não resisti em entrar num supermercado indiano, para comprar chá preto e algumas especiarias, e, eis que encontro os meus queridos cremes da “Himalaya”, que não via desde 2011, ano em que passei um mês na Índia.
Possuindo uma gama composta por mais de três centenas de produtos, fabricados à base de ingredientes 100% naturais, esta é, sem sombra de dúvida, uma das melhores, e mais acessíveis, marcas de produtos de beleza que já experimentei. Tendo por base os princípios da Ayurveda, medicina tradicional indiana com cinco mil anos de história, que utiliza mais de quinze mil plantas na produção de “medicamentos”, os cremes da “Himalaya” privilegiam o equilíbrio perfeito entre o corpo humano e a natureza. Por esse motivo, não incluem solventes químicos, não fazem testes em animais, e recorrem, exclusivamente, a matérias primas produzidas de forma sustentável, sem recurso a mão de obra escrava ou infantil.
Ideias para desintoxicar a pele, melhorar a circulação sanguínea, prevenir o aparecimento de varizes, e baixar os níveis de colesterol e de diabetes, são produzidos em larga escala, e exportados para o mundo inteiro, pelo que chegam ao consumidor a um preço muito acessível. Na Índia, não custam mais de dois euros, e, em Londres, é possível adquirir um esfoliante por menos de quatro. Escusado será dizer que comprei uns quantos, e só não trouxe mais, porque não havia espaço na mala. Em Portugal, nunca encontrei a marca em lojas físicas, mas é possível adquirir online, por um valor um pouco mais elevado: cerca de seis euros. As encomendas superiores a vinte, estão isentas de portes. No entanto, acaba por compensar já que são super eficazes, 100% naturais, e ambientalmente sustentáveis. Se, por acaso, estão a pensar visitar Londres, procurem um supermercado indiano ou asiático (existem vários nas imediações do estádio de Wembley), e não deixem de experimentar, porque vão adorar. Palavra de #lobo.
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