Crónicas do Myanmar: Encontrei o fã N.º 1 do Eminem em pleno Lago (Inle Lake)

Caros 5.75 leitores, uma das melhores experiências em relação a viajar é, sem dúvida, o inesperado. Pessoas aleatórias que se cruzam no nosso caminho, pratos diferentes, contratempos, azares magnânimos, vendavais épicos, são, geralmente, as histórias que, se sobrevivermos, ficam para contarmos aos nossos amigos, e, no meu caso em particular, para partilhar aqui no blog. 

Tal como referi na crónica anterior, depois de dois dias a caminhar pelas montanhas, e de uma noite sem dormir, chegámos ao Inle Lake, felizes, mas absolutamente exaustos e cheios de vontade de apreciar um jantar tranquilo e, quiçá, romântico. Após uma breve busca no Tripadvisor optámos por experimentar o restaurante mais pontuado de Nyaung Shwe, a “capital” do lago, e cidade onde ficámos: O Innlay Hut Indian Food House, cujo proprietário se intitula, nada mais, nada menos, do que Stan, o maior fã do famoso rapper Eminem. 

Limpo, bem localizado, e com um ambiente super descontraído e acolhedor, o espaço encontra-se pautado pela decoração dedicada ao Eminem e a Detroit, servindo, sem sombra de dúvidas, alguns dos melhores pratos indianos que experimentámos em todo o Myanmar. Logo no primeiro “embate” com Stan, fomos informados que a pass do wifi era o 313 e que, aquele, era o universo do “Slim Shady”, uma espécie de Detroit asiática, onde o Trump era profundamente odiado. “Perfeito”, pensei. “Não podíamos ter escolhido melhor. Dane-se o romantismo. 

Show off e exibicionismos à parte, após dois dedos de conversa, descobrimos parte da história por detrás daquele incrível local: O avô de Stan era um soldado nepalês que serviu, durante a II Guerra Mundial, no exército inglês e foi enviado para Burma, onde se apaixonou, e casou, com uma rapariga local. Tiveram um filho, que acabou por morrer de overdose de heroína quando o nosso “Slim Shady” tinha, apenas, dois meses. Sem recursos, a mãe enviou-o para Mandalay, onde foi criado com uma tia. Após concluir o secundário, emigrou para a Tailândia, onde arranjou trabalho como lavador de pratos num restaurante indiano. Ao entender o gosto dos turistas, decidiu pedir um empréstimo no valor de mil dólares, e voltar para a sua cidade natal, onde, conjuntamente com a mãe, abriu, em 2015, o Innlay Hut Indian Food House, que tem, desde então, estado no topo do Tripadvisor. 

Após alguma indecisão, optámos por pedir a famosa “butter chicken” (galinha com manteiga) e um caril de frango, acompanhado pelo clássico nan (pão) e dois lassis, bebida feita à base de iogurte de leite de búfalo, numa das melhores refeições que tivemos em toda a viagem. Uma vez que não tinham chegado mais clientes, foi possível conhecer, e congratular, Malar, a cozinheira e mãe de Stan, e ouvir um pouco sobre a sua paixão por Eminem, onde não faltam as tatuagens temáticas que incluem o nome dos álbuns e do filme sobre a vida do rapper, “8 Mile”. 

Pelo meio, acabou por revelar que planeia, num futuro próximo, abrir mais dois restaurantes na cidade: “Detroit City” and “Mom’s Spaghetti.” Claro que, com a pandemia, e a ausência de turistas, neste momento, o sonho foi adiado (digo eu).

Uma vez que as paredes se encontravam decoradas com bandeiras de vários países, incluindo o nosso, a meio da conversa, testámos os conhecimentos do nosso anfitrião sobre Portugal e, escusado será dizer, que não sabia muito mas conhecia o Cristiano Ronaldo.  Clássico. No fim, pagámos seis euros pelos dois, e não resisti em tirar  a selfie da praxe com o Stan. Apesar de ter ficado horrível, salvou-se um momento único, e inesquecível, do qual, ainda hoje, falamos com saudade e um sorriso nos lábios.

Ainda não eram nove da noite, e já estávamos de volta à guest house, prontos para, no dia seguinte, acordar cedo e, aí sim, iniciar a descoberta do incrível Inle Lake. (Não fujam: To be continued). 

Crédito da foto de destaque: Jeremy Burns

Não perca a crónica anterior:

Crónicas do Myanmar: O trilho da montanha até ao Inle Lake – Parte II

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*