Sete Vantagens do Abacate para a nossa Saúde (e beleza)

Caros 5.75 leitores, como sabem, estou, constantemente, em busca de alimentos saudáveis, acessíveis, saborosos, que me permitam comer sem peso na consciência. Devo confessar que, um dos meus preferidos, sobretudo para os dias de maior calor, é o abacate. Versátil e delicioso, costumo consumir em guacamole, temperado com sal, azeite, lima e picante, ou em saladas. Contudo, já me constou que, algumas pessoas, talvez por ser um alimento estrangeiro e pouco comum na gastronomia portuguesa, manifestam algumas ressalvas na hora de o consumir. 

No nosso país, a variedade mais comum é a Hass, que podemos adquirir em qualquer hipermercado. Habitualmente, costumo comprar os mais escuros, já maturados (maduros), no Continente ou no Aldi, que apresentam uma boa relação qualidade / preço. Assim, e porque não quero que vos falte nada, partilho sete motivos para consumir este delicioso fruto, que vos vão fazer mudar de ideias:

1. Altamente Nutritivo: Contendo uma grande variedade de nutrientes, incluindo vinte vitaminas e minerais, por cada cem gramas de abacate, ingerimos, para além de: Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, C, K cobre, ferro, zinco, fósforo, duas gramas de proteína e quinze de gorduras saudáveis.

2. Potencia a perda de peso: Pegando no mesmo exemplo, embora contenham nove gramas de carboidratos, sete são fibras, o que o torna num grande aliado da nossa dieta. Por outro lado, o abacate não contem colesterol ou sódio, e tem baixo teor de gordura saturada, sendo rico em ácido oleico, que aumenta a sensação de saciedade, após as refeições.

3.  Ajuda na Digestão: Não sei quanto a vocês, caros 5.75 leitores, mas eu não estou a ir para nova, pelo que já não consigo comer desmesuradamente como aos vinte anos. Assim, tendo optar por alimentos de alta digestibilidade, e baixos em calorias. Rico em fibras, este fruto ajuda a absorver entre três a cinco vezes mais os antioxidantes carotenoides, o que, para além de ser benéfico para o sistema digestivo, ajuda a combater os radicais livres.   

4. Regula o ColesterolUma das vantagens mais famosas deste fruto, é reduzir, de forma significativa, o colesterol mau (LDL) e potenciar o aumento do bom (HDL), uma vez que contem beta-sitosterol. Este factor, é, também, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, nomeadamente da arritmia e da aterosclerose.

5. Promove a saúde ocular: Para além de rico em antioxidantes,nomeadamente, carotenóides,  luteína, e zeaxantina, o abacate aumenta a absorção destes componentes, quando facultados por outros alimentos, prevenindo doenças oculares como as cataratas, e evitando a acumulação de radicais livres no tecido do olho.

6. Melhora a saúde do cabeloTal como referi, a ingestão de abacate dá ao nosso corpo uma elevada quantidade de vitaminas e de carotenoides, como o betacaroteno e o licopeno, que ajudam a nutrir os fios capilares, a regenerá-los e a melhorar o seu aspecto.

7. É um excelente hidratante natural para a pele: Rico em Vitamina C, potencia a metabolização do colágeno, proteína que dá firmeza à pele, e às cartilagens, do nosso corpo, prevenindo o envelhecimento das células, dando-lhe maior elasticidade e um aspecto saudável.

Posto isto, 5.75 leitores, por cerca de três euros, é possível comprar quatro abacates maturados, super saborosos e prontos a consumir, que tão bem fazem à nossa saúde e bem estar. Para além da condição física, podem substituir alguns produtos de beleza, para a pele e cabelo, e, muito provavelmente, com melhores resultados. Fica a dica.

Crédito da Foto: The Economic

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*