Quando escrevi este post, em que questionava se a Bimby vale, realmente, o dinheiro, a maioria dos leitores que possuem este precioso auxiliar de cozinha, responderam de forma unânime: SIM. No entanto, pareceu-me que algumas pessoas não tiram, em pleno, partido de todas as potencialidades, nomeadamente ao nível da poupança que a Thermomix pode trazer às nossas vidas. Sempre a zelar pela vossa carteira, meus 5.75 leitores, deixo-vos a lista de alguns dos alimentos que podemos preparar em casa, economizando alguns euros:
1.Farinha: Quando compramos o grão de cereal, sai, à partida, muito mais barato do que adquiro-lo já moído, até porque o IVA é inferior. Por exemplo, no caso do arroz, um pacote de quilo custa cerca de um euro, enquanto a mesma quantidade de farinha vale, praticamente, o dobro. E não demora nada a preparar: É só colocar na Bimby e triturar 1m/vel9.
2.Manteiga de Amendoim: Para além de muito mais saborosa e saudável, fazer manteiga de amendoim em casa significa, sobretudo quando consumida regularmente, uma poupança significativa. Se pensarmos que um quilo de amendoim sem casca pode ser comprado por três euros, e que a mesma quantidade de manteiga já preparada pode ultrapassar os doze, é como diz o outro: “É fazer as contas”. Coloca-se na Bimby, junta-se uma colher de sopa de óleo de girassol e outra de açúcar, e tritura-se 1m/vel 9.
3. Leite de Coco: No supermercado, o preço de um litro de leite de coco pode ascender aos dez euros. Com a Thermomix, dois litros não ultrapassam um euro, uma vez que é produzido a partir de coco desidratado. Podem ver Aqui como se preparar.
4. Maionese: Já diziam os antigos, que não há nada nesta vida como uma boa colher de maionese caseira. No entanto, com a correria do dia a dia, trazer um frasco da prateleira do hiper, é, aparentemente, muito mais rápido e prático. Contudo, sai mais caro, e é menos saudável, já que, grande parte das marcas, recorrem a óleos saturados e a conservantes químicos. Um frasco de 250 Ml, quando preparado em casa, não ultrapassa os cinquenta cêntimos, e dura uma semana no frigorífico. A maionese do supermercado, pode ascender aos três euros, e é sempre menos saborosa e de qualidade inferior.
5. Pão: Conheço muita gente que tem Bimby e que apregoa que, desde que a comprou, nunca mais frequentou a padaria, uma vez que faz o seu próprio pão. Para além da poupança, já que um quilo de farinha de trigo custa trinta ou quarenta cêntimos, é mais prático porque é possível preparar a massa e ir colocando no forno à medida das nossas necessidades, evitando, desta forma, desperdícios.
6. Iogurtes: Já dizia a minha agente que, um iogurte preparado na Thermomix fica em cerca de seis cêntimos, e, no supermercado, pode ultrapassar os quarenta. Basta, com um pouco de planeamento, preparar no inicio da semana, e guardar no frigorífico, onde duram, aproximadamente, dez dias.
7. Compotas & Geleias: Sobretudo quando temos familiares que possuem hortas e nos dão fruta biológica, uma forma de a conservar é transformá-la em compota e/ou geleia, que, quando bem acondicionadas, podem durar anos na dispensa. As de qualidade, são vendidas nos hipermercados por, aproximadamente, dez euros o quilo. Imaginem a poupança.
Se usam a vossa Bimby para cozinhar pouco mais do que sopas, posso dizer-vos, meus 5.75 leitores, que estão, todos os dias a deitar euros à rua, os quais, no final do mês, fazem toda a diferença no orçamento doméstico. Para evitar desperdícios, ponham mãos à obra, dêem asas à imaginação, e vão ver que, para além da economia, estão a zelar pela saúde da vossa família. Palavra de #lobo.
Crédito da Imagem: Yumglutenfree
.
O pão depois, vira farinha para empanar carne e peixes.
Eu amo a minha Bimby.