Salada de folhas de chá verde (receita Birmanesa)

Nunca podemos afirmar que conhecemos, verdadeiramente, a cultura de um país, sem mergulharmos na sua herança gastronómica. Por mais museus, monumentos, cidades e locais que visitemos, se não nos atrevermos a saborear os pratos tradicionais de determinado local, a experiência fica, irremediavelmente, incompleta. Assim, na minha ultima viagem , ao Myanmar, fiz o trabalho de casa para não perder um único sabor de um dos países mais incríveis da Ásia. 

Para além da Food Tour em Yangon, marquei, com alguma antecedência, uma aula de culinária no Inle Lake, sobre a qual vos vou falar em breve, onde aprendi a cozinhar algumas das mais emblemáticas receitas da gastronomia tradicional birmanesa. Uma das minhas preferidas, que já repeti, várias, vezes, cá em casa, é, sem dúvida, a salada de folhas de chá verde. Apesar de alguns ingredientes não serem muito fáceis de encontrar, com algumas ligeiras adaptações fica uma verdadeira delicia. É leve, com poucas calorias, e muito, mas mesmo muito saudável e saborosa. No Myanmar, é servida como entrada ou acompanhamento de caris, nomeadamente do de peixe. No entanto, vai bem com pratos de carne e, até, vegetarianos. 

Uma vez que, hoje, é segunda-feira, dia de optar por um menu sem carne, deixo-vos esta deliciosa opção, que não custa nada a preparar e sabe mesmo a Ásia. A maior diferença em relação à versão original birmanesa é ser confeccionada com folhas de chá secas ao invés de frescas, que ficam a fermentar durante semanas. Infelizmente, em Portugal, só existe produção de chá nos Açores, pelo que, no continente, é quase impossível encontrar folhas de chá verde acabadas de apanhar. No entanto, fica bom à mesma e mal se nota pela diferença. Experimentem porque vão adorar. Palavra de #lobo.

Ingredientes (para quatro pessoas)

  • 3 Colheres de Sopa de óleo de amendoim
  • 50 Gr de Couve branca, cortada em juliana
  • 1 Chalota, cortada em juliana
  • 2 Tomates médios
  • Sal grosso, Q. B.
  • 1 Colher de chá de caldo de vegetais, em pó
  • 30 Gr de Folhas de Chá verde
  • 1 Lima
  • 50 Gr de amendoim, feijão, e favas fritas (de compra)
  • 50 Gr de Grão seco no forno e triturado até ficar reduzido a pó

Preparação

  1. Num almofariz, esmague as folhas de chá com o óleo de amendoim e o sumo de meia lima, até ficarem transformadas numa pasta uniforme. Reserve.
  2. Disponha a couve o tomate e a cebola numa taça, envolva bem com as folhas de chá, tempere com sal, o sumo de meia lima, e o caldo de vegetais.
  3. Cubra a salada com o pó de grão, o amendoim, o feijão e as favas fritas. Sirva de imediato, e bom apetite. 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*