Caros 5.75 leitores, em primeiro lugar, digam lá que não tinham saudades destes posts? Em segundo, tenho a dizer-vos que adoro participar nos grupos de facebook sobre a Bimby. Para além de receitas maravilhosas, é fantástico aprender com a experiência de quem usa a “maquina maravilha” há mais tempo que nós e que tanto tem para ensinar. No entanto, nem tudo são rosas, e, por vezes, as discussões estalam “à seria”. Uma das que mais polémica tem causado é relativa ao fabrico de detergente caseiro. A receita é muito simples: Basta colocar 200 Gr de sabão azul e branco cortado em pedaços no copo, triturar durante 15 Seg/Vel 5-7-9, adicionar 300 Gr de agua e cozer 10 min/ 100º/ Vel 1. Em seguida, juntam-se mais 500 Gr de água, e mistura-se 10 Seg/ Vel 4. Para finalizar, é só guardar o preparado num garrafão com quatro litros de água e deixar repousar até ao dia seguinte. Ficamos, aproximadamente, com cinco litros de detergente, os quais, numa casa “normal” são suficientes para dois meses, podendo a poupança ultrapassar os 95%.
As vozes a favor desta produção caseira, alegam que, para além de prática, é muito mais ecológica quando comparada com os produtos químicos, permitindo economizar na conta do supermercado. Por outro lado, as vozes contra alegam que esta prática pode estragar a máquina, que não é propriamente barata, deixando, durante semanas, o sabor do detergente nos alimentos.
Pessoalmente, após muito pesquisar, acabei por não conseguir formar uma opinião. Se, por um lado, a poupança é evidente, por outro, não estou bem certa de que, a longo prazo, triturar sabão não seja um tanto prejudicial para a nossa amada Bimby, daí, apelar à vossa ajuda e argumentos, para que, de forma sustentada, me consiga decidir. Enquanto isso, para preservar a carteira e o ambiente, tenho usado as nozes de saponaria para lavar a roupa, que são, igualmente, bem ecológicas e económicas. Palavra de #lobo.
A poupança é notória, contudo não achei que o detergente lavasse bem a roupa. Ao fim de algum tempo fica com um aspecto esquesito. Confesso q não consegui utilizar ate ao fim.
Comprei um sabão de côco e fiz, tem um cheiro e cor maravilhoso, vamos ver como se comporta…
adicionaria mais ou menos 50g de bicarbonato… para lavar melhor a roupa. e uma tampinha ou duas de amaciador. Preserva assim a roupa…
Quanto a fazê-lo na bimby… nao aconselho. mas se ralarmos num ralador e o fizermos numa panela, fica igualmente cheiroso. e não corremos o risco de estragar a nossa amiga.