Dez Motivos para conhecer Istambul

Antes de mais, permitam-me o desabafo: Que saudades de Istambul. Esta, foi, sem dúvida, uma das cidades mais mágicas que tive oportunidade de conhecer. Após semanas de indecisão, a escolher entre dezenas de destinos, lá chegámos a um consenso: As férias de Inverno seriam passadas na antiga capital do Império Romano do Oriente, local único, onde a Europa e a Ásia se unem. Confesso que andava, há meses, a “roer” os ouvidos ao meu Amor, com insistentes pedidos para conhecermos a Turquia. Infelizmente, os recentes ataques terrorista ocorridos no país cidade, não estavam a ajudar a minha causa, até que li, algures, uma noticia da BBC, a informar que a probabilidade de um atentado na Turquia tinha diminuído. Era tudo o que queria ouvir. Após um (mega) pálido, inaudível, “Pronto, vamos”, pus os pés ao caminho, e marquei os voos. Mas, perguntam vocês, com um mundo tão grande à minha volta, porquê tanta insistência em conhecer a antiga Constantinopla? Por milhões de motivos, meus 5.75 leitores. Tantos que tive uma dificuldade enorme em enumerar estes dez:

1. O lugar onde dois continentes se unem 

Fazer o cruzeiro no Bósforo, onde, de um lado se contempla a Ásia, e, do outro, a Europa, é, definitivamente, uma experiência a ter na vida. Segundo a lista do Lonely Planet, é a melhor tour da Turquia.  Apesar do frio e do vento, uma vez que fomos durante o mês de Dezembro, valeu mesmo a pena, até porque, Istambul, é a única cidade do mundo que permite, bem de perto, perceber as diferenças, e as similitudes, entre os dois continentes. 

2. Arquitectura Monumental

A arquitectura monumental da cidade, é demais. Entre mesquitas, minaretes, palácios, e museus, o difícil, mesmo, é escolher. O Tokapi Palace, a Blue Mosque, a Aya Sofya, a Basílica Cisterna, o hipódromo de Constantino, ou a Suleymaniye Mosque, são monumentos únicos, classificados como Património da Humanidade, de visita obrigatória.

3. A Gastronomia

Este é, por si só, um motivo muito forte para visitar a cidade, cuja gastronomia, une, na perfeição, os sabores europeus e asiáticos. Os kebabs, as moussakas, o húmus, os sumos naturais, o café, o chá, os doces, a comida de rua, ou as especiarias, tornam a viagem numa inesquecível experiência sensorial. 

4. Compras em Bazares

Istambul possui dezenas de bazares e de mercados de rua, mas, há dois imperdíveis: O Grand Bazaar e o Spice Bazaar. Localizados na zona histórica da cidade, são dois dos mais antigos, e emblemáticos,  pólos comerciais do mundo. Vendem, não só, chá e especiarias, mas tudo o que possam imaginar: roupa contrafeita, cachimbos, tapetes, cosméticos naturais, ouro, colchas, peles, loiça, joias. É à vontade do freguês. Contrariamente à maior parte dos vendedores muçulmanos, conhecidos pela arte do regateio, os turcos são super tranquilos na hora de negociar. Não inflacionam demasiado os preços, não são insistentes, e oferecem-nos toneladas de chá e bolinhos, quer compremos na sua loja, quer não. Até o meu Amor, que não suporta mercados, adorou a experiência. Entrou no espírito da coisa, e, após horas de chá, bolos, e intensas negociações com o vendedor, (que quase nos convidou para jantar em sua casa), acabou por comprar uma shisha enorme, que só chegou inteira a Portugal por um milagre da Senhora de Fátima. 

 

5. Vida Nocturna 

Como qualquer cidade europeia que se preze, Istambul possui uma agitada vida nocturna, com vários bares e discotecas de elevada qualidade, capazes de agradar a todos os gostos. Confesso que, após anos, e anos, de saídas na noite lisboeta, já estou meio reformada dessas andanças, e, actualmente, prefiro deitar cedo, e cedo erguer, para que o dia seja produtivo. No entanto, não resistimos em dar um pezinho na zona de Gálata. Fomos aos bares, dançámos, e experimentámos Efes, a cerveja turca, numa noite memorável. 

6. Hospitalidade turca

Oficialmente, os turcos são um dos povos mais hospitaleiros e afáveis da Europa/Ásia. Durante a nossa viagem, todas as pessoas com quem nos cruzámos foram simpáticas, atenciosas, e deram o seu melhor para que nos sentíssemos em casa. Ao ponto de (quase) esquecermos a eventualidade de um ataque terrorista. Começando no dono do hostel, passando pelos estranhos a quem pedimos indicações na rua, ou pelo staff das lojas e restaurantes, não poderíamos ter uma experiência melhor.

7. Massagens, sauna e banho Turco

Ir a Istambul e não ir a um Hammam, está ao nível de ir a Itália e não comer pizza. Para além de uma experiencia altamente relaxante e sensorial, os banhos são extraordinariamente medicinais. Estimulam a circulação, atenuam dores crónicas, eliminam as toxinas da pele e purificam o organismo. Dos mais tradicionais, aos mais “modernos”, existem centenas de banhos disponíveis, com preços a rondar os trinta euros, por quarenta (maravilhosos) minutos de tratamento. 

8. Legado Histórico e Cultural

Mais do que uma mera viagem turística, conhecer Istambul, que já foi Constantinopla, que já foi Bizâncio, é mergulhar em mais de seis mil anos de história e cultura. Aqui viveram gregos, romanos, otomanos, arménios, cristãos, árabes, e judeus, povos que deram origem a um legado único, intrinsecamente enraizado no ADN da cidade. A riqueza é tanta, que, mesmo os menos interessados, vão deixar Istambul com uma autêntica aula viva de historia e cultura, nem que seja, através da imperdível visita aos principais monumentos. Quando lá forem, não se admirem se um desconhecido vos contar a história de um antepassado que fez parte do exercito otomano, e debitar um milhão de datas e acontecimentos. Afinal, estão em Istambul. 

9. Vistas únicas

Em qualquer ponto, a partir de terra, ou de mar, é impossível não ficarmos surpreendidos com as vistas incríveis que a cidade tem para oferecer. Pautada por centenas de minaretes, e por dezenas de edifícios monumentais, este é o local perfeito para os amantes de fotografia, e de paisagens deslumbrantes.

10. A magia 

A cor, os cheiros, o barulho, as pessoas, o mix Europa/Oriente, criam um ambiente mágico, que só quem visitou Istambul é que sabe do que estou a falar. Os recantos, os detalhes, os vendedores de comida na rua, a chamada para a oração da manhã, os homens de saia comprida, as mulheres de cabeça tapada, o pregão dos vendedores de gelado, transportam-nos para uma dimensão única, onde mais nenhuma cidade europeia nos consegue levar. Por isso, 5.75 leitores, se não conhecem, ignorem o alarmismo das noticias, e visitem Istambul. É uma experiência incomparável. Palavra de #lobo. 

One Comment

  1. Pingback: Os vendedores de gelados das ruas de Istambul (com vídeo) – Lobo na Porta – Food & Travel

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*