Caros 5.75 leitores, ainda não vos falei sobre as receitas que preparei na Páscoa. Apesar de o tempo não ter abundado, uma vez que estive a trabalhar o fim de semana inteiro, naturalmente, que não consegui ficar longe dos tachos (nem da bimby). Assim, no Sábado, uma das minhas melhores amigas convidou-nos para o tradicional “Almoço Santo”, em sua casa, e, uma vez que éramos muitos, optei por preparar um prático lombo de porco, sem, no entanto, deixar de aprimorar a receita com o toque das nossas avós, que é como quem diz: Assei-o em lume brando, o que fez toda a diferença. Ficou uma verdadeira delícia. Considerando tratar-se de um almoço volante, cortei-o às fatias e servi-o frio, com o molho, à parte. Foi um verdadeiro sucesso. Se gostam de carne de porco, têm mesmo que experimentar esta receita, até porque não há sabores como os “do antigamente”. Palavra de #lobo.
Ingredientes
Preparação
- Num almofariz, esmague os alhos com a banha, a massa de alho e a de pimentão, e barre o lombo.
- Num tabuleiro de cerâmica, coloque o lombo, regue com um fio de azeite, e tempere com o louro, o alecrim, o sal, a pimenta, e o alho em pó. Cubra com uma folha de alumínio, e deixe repousar de um dia para o outro.
- Ligue o forno a 100ºC, e asse, durante duas horas. Vá regando com o molho. Quando estiver totalmente cozinhado, ligue o grill para tostar. Finalize com um toque de alecrim.
- Sirva quente, ou frio, acompanhado por uma boa salada. Bom apetite.
Créditos, receita e fotos: Lobo na Porta.