Sete frutos vermelhos com propriedades altamente medicinais, para consumir todos os dias.

Caros 5.75 leitores, para além de deliciosos, a maior parte dos frutos vermelhos possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Cá em casa, costumamos, dependendo da altura do ano, consumir frescos ou congelados, em sumos, iogurtes, doces ou compotas. Dizem os entendidos que deveríamos ingerir este tipo de fruta cinco vezes ao dia, uma vez que possuem inúmeras propriedades terapêuticas. De entre o conjunto infindável de bagas existentes no mercado, optei por destacar estas sete, que me parecem ser as mais eficazes e simples de adquirir:

1. Mirtilos: Possuindo uma elevada concentração de antocianina, causa da sua tonalidade roxa, esta fruta é rica em vitamina B1, sendo um poderoso antioxidante. De entre os seus inúmeros benefícios, atenua as causas de envelhecimento, transforma os nutrientes em energia, é anti cancerígeno, e previne a perda de memória, bem como os efeitos dos raios UV.

2 e 3. Morangos e Framboesas : Ricos em vitamina C, os morangos e as framboesas estimulam o sistema imunitário, possuindo um poderoso efeito no combate ao cancro da próstata, à gripe, e às doenças pulmonares. Importante fonte de carotenóides, ajudam a fortalecer os olhos e a pele, atenuando a queda de cabelo e o aparecimento de rugas. 

4. Amoras: Ricas em ferro, magnésio, zinco, potássio, e fitonutrientes, as amoras estimulam a renovação celular, combatendo o aparecimento de cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, envelhecimento, e degeneração muscular. O seu consumo regular é mais eficaz do que a maior parte dos cosméticos anti rugas, apresentado um elevado índice de quercitina, substancia que atenua os sintomas alérgicos. 

5. Cerejas: Para além de deliciosas, as cerejas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Possuindo propriedades altamente anti-inflamatórias, dada a elevada concentração de antocianinas, combatem os radicais livres, prevenindo a artrite, e outras doenças de foro cancerígeno e cardiovascular. Uma das grandes vantagens associadas ao seu consumo, é o grande índice de betacaroteno, um antioxidante que previne os dados celulares, numa proporção dezanove vezes superior à dos morangos. 

6. Groselhas: Pouco consumidas em fresco, estas bagas são ricas em vitamina C, ómega 6, fenois, e antocianinas, sendo um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Ajudam a atenuar os efeitos da artrite, das infecções urinárias, e da perda de sono, regulando os níveis de colesterol e de diabetes.

7. Açaí: Oriundo do Brasil, o açaí é, cada vez mais, vendido em Portugal, podendo ser encontrado nas grandes superfícies. Apesar de um pouco calórico, é considerado um super alimento, já que fortalece o sistema imunitário, elimina as toxinas, e previne o aparecimento de doenças hepáticas e neuro degenerativas. Quando consumido em smothies e gelados, é absolutamente delicioso. 

Monetariamente acessíveis, e muito fáceis de encontrar, frescos, ou congelados, os frutos vermelhos são absolutamente deliciosos, devendo, a bem da nossa saúde, ser consumidos regularmente. Por isso, não há porque não os usar. Como já referi, até podem não substituir a clássica ida ao médico. Mas que ajudam, lá isso, ajudam. Palavra de #lobo.

Crédito da Foto: Food 52

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*