Preparar lapas “ao natural”

Adoro lapas frescas. São, assim, dos meus mariscos favoritos. Por isso, sempre que vou aos Açores ou à Madeira, não resisto em entupir-me com estas deliciosas conchas, que, em Portugal continental, não são muito fáceis de encontrar. No entanto, num destes dias, consegui comprá-las, aqui em Sesimbra, fresquíssimas, à venda numa peixaria, por quinze euros o quilo. Apesar de, a comparar com o preço das ilhas, não terem sido super baratas, valeu bem a pena o “investimento”, já que não comia há meses, e a pessoa, também, não é de ferro. Posso dizer-vos, que fizeram um sucesso cá em casa. Acompanhadas por um BSE fresquinho e umas torradinhas de pão caseiro em forno a lenha, transformaram-se num verdadeiro manjar dos deuses, e não deram, absolutamente, trabalho nenhum a preparar. Ora leiam: 

Ingredientes: (Para duas Pessoas)

  • 1 Quilo de Lapas frescas
  • 4 Dentes de alho, bem picadinhos
  • Sumo de um limão
  • Coentros frescos (opcional)

Preparação

  1. Mergulhe, durante seis horas, as lapas, num recipiente com água fria e um pouco de sal, para libertar a areia.
  2. Lave e escorra bem.
  3. Aqueça uma frigideira anti-aderente, ou uma chapa própria para o fogão, e grelhe as lapas, dois minutos de cada lado, para não secarem.
  4. Finalize com o alho, o sumo de limão, e os coentros frescos, e sirva de seguida.
  5. Bom apetite.
  6. PS – Quem não conseguir encontrar lapas frescas, pode comprar congelados, no Jumbo, por exemplo. Não é a mesma coisa, mas ajuda a matar o vicio.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*