Adoro lapas frescas. São, assim, dos meus mariscos favoritos. Por isso, sempre que vou aos Açores ou à Madeira, não resisto em entupir-me com estas deliciosas conchas, que, em Portugal continental, não são muito fáceis de encontrar. No entanto, num destes dias, consegui comprá-las, aqui em Sesimbra, fresquíssimas, à venda numa peixaria, por quinze euros o quilo. Apesar de, a comparar com o preço das ilhas, não terem sido super baratas, valeu bem a pena o “investimento”, já que não comia há meses, e a pessoa, também, não é de ferro. Posso dizer-vos, que fizeram um sucesso cá em casa. Acompanhadas por um BSE fresquinho e umas torradinhas de pão caseiro em forno a lenha, transformaram-se num verdadeiro manjar dos deuses, e não deram, absolutamente, trabalho nenhum a preparar. Ora leiam:
Ingredientes: (Para duas Pessoas)
- 1 Quilo de Lapas frescas
- 4 Dentes de alho, bem picadinhos
- Sumo de um limão
- Coentros frescos (opcional)
Preparação
- Mergulhe, durante seis horas, as lapas, num recipiente com água fria e um pouco de sal, para libertar a areia.
- Lave e escorra bem.
- Aqueça uma frigideira anti-aderente, ou uma chapa própria para o fogão, e grelhe as lapas, dois minutos de cada lado, para não secarem.
- Finalize com o alho, o sumo de limão, e os coentros frescos, e sirva de seguida.
- Bom apetite.
- PS – Quem não conseguir encontrar lapas frescas, pode comprar congelados, no Jumbo, por exemplo. Não é a mesma coisa, mas ajuda a matar o vicio.
Boa tarde,
Poderia dizer me onde costuma encontrar lapas congeladas?
Caso não saiba, existem lapas em toda a costa portuguesa, eu como lapas durante todo ano e de graça, porque apenas tenho que me deslocar a uma praia, com a maré baixa é só apanhá-las.
Ao aquecer a chapa é com a casca ou tenho que a tiras antes obrigados