Caros 5.75 leitores, como sabem, a palavra “Poupar”, está na ordem do dia. Não só por questões económicas, mas, também, por motivos ambientais, a racionalização de recursos transformou-se numa das maiores preocupações do mundo moderno. Aqui no blog, já há algum tempo que tenho vindo a escrever posts, com dicas sobre o tema, que são dos que mais visualizações têm obtido. Consumir alimentos depois da validade, descascar mais e desembalar menos, minimizar o uso de plástico, congelar comida de forma adequada, são alguns dos assuntos que tenho abordado, tendo o seu feedback superado as minhas expectativas. No entanto, existe todo um mundo de truques e dicas, “escondidos” na casa de cada um, que deveriam ser partilhados, para beneficio de todos.
Por exemplo, no outro dia, em conversa com uma amiga, percebi que uma excelente forma de reutilizar plástico, e economizar alguns euros, é reaproveitar caixas de gelado. Mesmo as de marca branca são de boa qualidade, e super resistentes, sendo perfeitas para, por exemplo, congelar alimentos. Outra forma de poupança, que aprendi, recentemente, foi utilizar as cascas e talos de legumes para preparar deliciosos caldos. À medida que descasco os vegetais, vou guardando os desperdícios em saquinhos, que congelo e uso sempre que necessário.
Também a salvaguarda de um recurso tão importante como a água, tem sido uma preocupação constante, cá em casa. Na hora do banho, até o esquentador começar a funcionar em pleno, guardamos, num garrafão, a água fria que sai do duche, que acabamos por consumir ao longo do dia. Até pode não se notar no momento, mas, a longo prazo, são pequenos gestos que fazem a diferença, e que nos ajudam a poupar uns euros no fim do mês, para já não falar das vantagens para a diminuição da poluição no planeta, que, até ver, é o único que temos, pelo que convém preservar.
É por isto, meus 5.75 leitores, porque sei que, também vocês, sabem pequenos truques de poupança, que apelo à partilha dos ditos, para que todos possamos implementar, cada vez mais, medidas de economia doméstica e salvaguarda do meio ambiente. À medida que me forem chegando, vou publicando aqui no blog, e, para os três melhores, tenho algumas surpresas, cujos vencedores divulgarei dentro de um mês. Podem enviar as vossas sugestões para o email: geral@lobonaporta.pt .
Conto convosco, até porque é no poupar que está o ganho. Palavra de #lobo.
Crédito da Imagem: Food 52