Caros 5.75 leitores, como sabem, estou, constantemente, à procura de novas receitas porque adoro inovar e surpreender amigos e familiares. Para incentivar este meu “hobbie”, alguns dias antes do Natal, o meu irmão pôs um (grande) desafio em cima da mesa: Incluir opções vegan no almoço de dia 25, uma vez que não come carne e tenta evitar, ao máximo, proteína de origem animal. “Challenge accepetd”, disse-lhe. “Vais ter o melhor manjar à base de hortaliças que alguma vez provaste”. Infelizmente, falar é mais fácil do que fazer, e, após uma pesquisa intensiva na internet, sem encontrar nenhuma receita que me enchesse o olho, optei, aproveitando as excelentes promoções da Wook.pt, por encomendar um livro com sugestões para todos os gostos: “As receias de Natal de Jamie Oliver”. Conhecido por apresentar dicas culinárias super acessíveis, nesta edição o famoso Chef britânico baseia-se não só na tradição inglesa, mas, também, na gastronomia italiana e asiática, possibilitando a concepção de uma ceia inovadora, capaz de agradar a todos os gostos.
No caso da minha família, foi impossível dispensar os ícones da tradição portuguesa, como o cabrito ou o bacalhau, mas consegui introduzir novos pratos como a deliciosa abóbora recheada, a couve flor no forno, ou o carpaccio de beterraba. Muito simples de preparar, são super saudáveis, e absolutamente deliciosos. Quem provou, adorou. No entanto, não é só nas opções alternativas que Oliver dá cartas. As carnes assadas, o salmão no sal, as batatas perfeitas, as entradas e as incríveis sobremesas são receitas certeiras para o melhor Natal de sempre. É que, ao invés de seguirmos o senso comum, e de estarmos com experiências (e invenções) que nem sempre resultam, temos, ao nosso alcance, instruções precisas, já testadas, pelas mãos de quem sabe.
Uma vez que o meu pai não resiste em comprar metade da pastelaria da esquina, e para evitar desperdícios, cozinhei, apenas, dois tipos de doce: Os tradicionais, e bem portugueses, sonhos de abóbora (na Bimby, claro está) e o tiramisú de chocolate, uma verdadeira bomba para os sentidos, que fez um sucesso estrondoso, já que alia a famosa receita italiana a uma explosão de ganache, a que juntei um cálice de vinho do Porto. Até estou a salivar, só de me lembrar. Apesar de não ser um livro barato (cerca de € 27,5), se comprarem hoje, dia 27 de Dezembro, em Wook.pt recebem 100$ desse valor, e ainda vão a tempo de inovar na mesa da passagem de ano. Para além do mais, a edição inclui receitas deliciosas, que podem ser usadas no dia a dia, quebrando a monotonia da rotina. Se gostam de sabores inovadores e surpreendentes, experimentem, porque vão ficar rendidos, meus 5.75 leitores. Eu já fiquei. Palavra de #lobo.
Crédito das imagens: Jamie Oliver