Caros 5.75 leitores, como sabem, sou fã da gastronomia tradicional portuguesa, e a alentejana não é excepção. Assim, quando decidimos passar um fim de semana em Évora, uma das minhas primeiras preocupações foi fazer o “trabalho de casa” e escolher os melhores restaurante para degustar as iguarias da região. Como não sabíamos a que horas iríamos chegar, optámos por não reservar mesa, e confiar na sorte. E, foi, literalmente, à aventura, que nos dirigimos aquele que, segundo o Tripadvisor é um dos mais pontuados estabelecimentos da cidade: O Combinado. Localizado em pleno centro histórico de Évora, as honras da casa são feitas pelo Sr. César, o proprietário. De sorriso em riste, e uma amabilidade inigualável, mesmo apesar de o espaço se encontrar lotado, acabou por nos arranjar uma mesa: “Afinal são só dois, não é? E magrinhos. Muito bem, cabem em qualquer espacinho”.
A decoração inclui elementos tradicionais, associados a uma linha mais actual, sem, por isso, perder o acolhedor ambiente tipicamente alentejano. Após um dia inteiro a viajar, de mota, por montes e vales, estávamos a desfalecer de fome e sede, mas, quando pus os olhos na carta, percebi que não ia ser uma escolha fácil. Os hits da gastronomia local, estavam lá todos: migas, lagartos, bochechas de porco, açorda, costeletas de borrego, presa de porco preto. E as entradas? Uma verdadeira tentação. Quem consegue resistir ao queijo seco, tipicamente alentejano, ou ao presunto, acabadinho de cortar? Enfim, a selecção não foi fácil, mas recaiu nas migas com entrecosto, na costeleta de vaca, bem grelhadinha, no incontornável esparregado, na sericaia, e, para entrada, optámos por ovos mexidos com farinheira. Acreditem, que, apesar de adorarmos comer, e de estarmos, literalmente, “esganados”, não foi fácil chegar ao fim deste manjar, uma vez que as doses são mesmo muito bem servidas.
A simpatia do staff é inacreditável, sempre a perguntarem se estava tudo bem, e se queríamos mais alguma coisa. Chorámos a rir quando um dos empregados se dirigiu a nós com uma casca de banana sobre a cabeça. Só mesmo, naquela cidade.
Apesar de estarmos com comida a sair pelo nariz, não resistimos em degustar o mais emblemático doce alentejano: A sericaia, que o filho do Sr. César nos garantiu ser a melhor do país, caso contrário, devolvia-nos o dinheiro. E não é que tinha razão? Foi realmente, uma das mais deliciosas que já experimentei na vida. Se gostam de bons restaurantes, com uma excelente qualidade/preço, (o custo da refeição ronda os dezoito euros por pessoa), comida caseira, ambiente familiar, e uma carta de vinhos irrepreensível, não podem perder O Combinado . Mas não se esqueçam de reservar mesa, já que, por ser um espaço maravilhoso, que combina, na perfeição, com a beleza da mágica cidade de Évora, está sempre lotado. palavra de #lobo.
Informações Úteis:
Morada: Rua de Machede 95-A, Évora 7000-864, Portugal
Contacto: +351 266 700 627
Website: Tripadvisor
Muito Obrigado Pelo Carinho O Combinado Évora