Caros 5.75 leitores, não sei quanto a vocês, mas, pessoalmente, adoro o sabor do molho “bulhão pato”. A suavidade do azeite com os coentros e o limão são um verdadeiro regalo para o palato, nomeadamente quando conseguidos atingir o ponto certo.
Criado pelo célebre Raimundo António de Bulhão Pato, um celebre gastrónomo português que viveu no século XIX, e foi caricaturado por Eça de Queirós, nos “Maias, através de personagem Tomás de Alencar, o poeta romântico, falso moralista, que vivia desfasado do seu tempo. Apesar de querer ficar, para a história, como poeta, Raimundo António ficou célebre por um prato de ameijoas, servido, atualmente, de norte a sul do país.
Há quem tente assassinar a receita original, adicionando mostarda ou vinho branco, mas posso garantir, meus caros, que não há nada como a versão clássica, a que tive a ousadia de juntar lombinhos de porco, e, posso jurar, que ficou uma verdadeira delícia.
Muito simples, e rápida, de preparar, é perfeita para um almoço de fim de semana, em género petisco, regado por uma cerveja fresquinha ou um bom vinho branco. Se gostam do que há de mais genuíno na nossa gastronomia, mas com um twist de inovação, experimentem porque vão adorar, 5.75 leitores. Palavra de #lobo.
Ingredientes (para quatro pessoas)
Preparação - Bimby
Preparação Manual
Pingback: Lombinhos de Porco, com Ameijoas, à Bulhão Pato – Tachos & Robots