Sete truques para poupar 200 litros de água, por pessoa, por mês

Caros 5.75 leitores, como sabem, não há planeta B. Por isso, é bom que toda a gente tenha consciência deste facto e que, juntos, iniciemos um esforço comum no sentido de poupar os recursos do planeta que, como todos sabemos, não são inesgotáveis.  

De longe, um dos mais importantes é, sem dúvida, a água. Diariamente, em pequenos gestos como tomar banho ou lavar os dentes, desperdiçamos dezenas de litros os quais, com a ajuda de pequenos truques, poderíamos ter poupado.

Assim, e, até porque é na racionalização de recursos que está o ganho, partilho sete truques muito simples que adotei, nos últimos anos, e que vos vão ajudar a poupar uns euros no final do mês. Palavra de #lobo. 

1. Fechar a água quando escovamos os dentes: Em condições normais, lavamos os dentes entre duas a três vezes por dia. Imaginem o desperdício que é deixar a torneira aberta quando não estamos, efetivamente, a precisar.

2. Aproveitar a água fria do ducheAntes de aquecer, o nosso esquentador desperdiça cerca de cinco litros de água, até atingir a temperatura certa para conseguimos tomar banho. Este gasto é evitado se a guardarmos num garrafão e a utilizarmos, por exemplo, para beber ou cozinhar. Vão ver que a poupança é enorme. Por exemplo, se viverem duas pessoas numa casa, que tomem banho todos os dias, desperdiçam-se, aproximadamente, menos dez litros por dia, num total de 300 ao fim do mês. Dá que pensar.

3. Lavar fruta e vegetais para um alguidar: Esta água, que está praticamente limpa,  pode, muito bem, ser aproveitada para regar plantas ou nas descargas da sanita.

4. Encher as máquinas da loiça e da roupa: Mesmo os eletrodomésticos energeticamente eficientes, com os A++ ou A+++,  são, ainda, mais sustentáveis se não os usarmos para lavar meia dúzia de pratos ou de peças de roupa. Assim, se optarem por ligá-los, apenas, com a carga máxima, para além de necessitarem de os usar menos vezes, vão notar, no fim do mês, a poupança nas contas da água e da luz. Por exemplo, um truque que uso, habitualmente, cá em casa, e que me ajuda a lavar roupa menos vezes, é, primeiro, usar todas as toalhas brancas de banho, bem comos panos da loiça e, só depois, os de cor. Desta forma consigo encher a máquina com roupa da mesma cor, evitando desperdícios.  

5. Não lave roupa ou loiça à mão: Se forem energeticamente eficientes, para a mesma quantidade de loiça e roupa, lavar na máquina implica, sempre, um consumo menor de água.

6. Troque o banho de imersão pelo duche: Quem me conhece pessoalmente, já está com uma pedra na mão para atirar, porque sabe que sou totalmente viciada nestes banhos. No entanto, e pela consciência ambiental, tenho vindo a reduzi-los substancialmente, já que implicam um consumo maior de água quando comparados com os duches.

7. Evite regar as plantas durante as horas de sol: Neste período, o nível de evaporação é muito maior, pelo que a rega será menos eficiente quando efetuada no inicio da manhã, ou no final do dia, momentos em que a humidade é maior. 

Posto isto, 5.75 queridos leitores, pensem nestes pequenos truques, muito simples de implementar no nosso dia a dia, e que fazem toda a diferença, não só para as finanças domésticas, mas, também, no nosso bem estar individual e coletivo. Palavra de #lobo. 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*