Sete chás que curam

Sempre que viajo para locais produtores de chá, como a China, o Sri Lanka, ou os Açores, trago um carregamento gigante. Em primeiro lugar, porque adoro, em segundo, porque, algumas plantas, possuem inúmeras propriedades medicinais, e, para mim, contornar a ingestão de químicos é, sempre, uma prioridade. De facto, o seu efeito curativo, e terapêutico, é, há muito, reconhecido pelas civilizações mais antigas, como a chinesa. Apesar de a lista ser infindável, estes são alguns dos mais eficazes a atenuar os “males do corpo”:

1. Chá Verde: Esta planta é absolutamente maravilhosa. Para além de limpar o corpo de toxinas, previne o aparecimento de alguns tipos de cancro, ajuda a baixar os níveis de colesterol, e é excelente para a saúde cardiovascular. No entanto, o que se compra, baratinho, no supermercado, vem tão processado que quase não trás benefícios.

2. Camomila: A camomila é um dos chás mais populares do mundo. Para além de combater a insónia, é optmo para diminuir o stress, melhorar a digestão, e, quando aplicado em compressas, atenua inflamações e irritações da pele. Possui uma grande vantagem: é possível plantar no jardim, ou adquirir, de boa qualidade, nas ervanárias. 

3. Carqueja: A carqueja é uma planta com um cariz altamente medicinal, já que funciona como antibiótico natural, atenuando os efeitos da asma, bronquite, doenças gástricas, má circulação do sangue, e acumulação de gorduras. Contudo, não é indicada para mulheres grávidas ou em lactação, porque pode ser tóxica para o feto ou o bebé.

4. Menta: Muito popular, sobretudo no mundo das pastilhas elásticas, esta planta é excelente para combater os vómitos, as náuseas, e as patologias de foro gástrico. Altamente recomendada para quem sofre da vesícula, se forem a Marrocos, não deixem de comprar as folhas secas, porque são de elevada qualidade. 

5. Folha de amoreira: Para além de nos proporcionarem o mais delicioso dos frutos, as folhas de amoreira são, pelo alto teor de flavonóides, óptimas para fazer chá. Que é como quem diz: são um poderoso antioxidante, que ajuda a desintoxicar o corpo, e a atenuar os efeitos do envelhecimento.

6. Espinheiro branco: Muito fácil de encontrar, em qualquer ervanária, este chá é recomendado para quem tem problemas cardíacos, uma vez que regula a pressão sanguínea, melhora a circulação, e atenua a hipertensão. Na verdade, o espinheiro branco não é uma planta, mas um arbusto, muito comum no nosso país. 

7. Hibisco: Excelente para o Verão, já que reduz a gordura acomulada, este tipo de chá é excelente para reforçar o sistema imunitário, atenuar o colesterol, e regular a pressão sanguínea. Rico em vitamina C, auxilia no combate aos radicais livres, ajudando a manter a saúde da pele.

Apesar de não substituírem a clássica ida ao médico, não podemos ignorar as importantes propriedades terapêuticas destes chás, e, quanto melhor for a sua qualidade, mais notórios serão os resultados. A vantagem de algumas destas plantas é que podem ser, facilmente, cultivadas em casa, ou no jardim, o que permite saber o que estamos, realmente, a consumir. Seja como for, e caso não tenham nenhum contra indicação médica, não deixem de experimentar, porque vão notar a diferença. Palavra de #lobo. 

Crédito da foto: Food 52

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*