Caros 5.75 leitores, quem não adora massa ponha o dedo no ar, e faça o favor de ir para aquele canto refletir, durante dez horas sobre a sua vida e o que anda a fazer com ela. Posto isto, há que frisar que uma lasanha incrível, um esparguete à bolonhesa, uma massinha com atum fazem, desde a infância, as nossas delícias e, pelo menos, pela parte que me toca, só de pensar nisso, já estou com água na boca.
Assim, e porque, apesar de os tempos evoluírem, há coisas que nunca mudam, partilho convosco uma das minhas receitas preferidas de pasta, feita a partir de esparguete e mexilhão fresco, que é tão boa, mas tão boa, que bem pode ser usada para “caçar maridos”.
O sucesso da mesma está, apenas, dependente de uma condicionante: A frescura do marisco. É que, se comprarem já meio estragado, mais vale deitar tudo no lixo porque a massa vai ficar a saber, realmente, mal. Sem grandes truques, costumo comprar o mexilhão no Continente, por cerca de dois euros o quilo, e, até ao momento, não me tenho dado nada mal. Antes pelo contrário. No entanto, convém ter em conta que, após adquirido, deve ser, rapidamente, cozinhado, porque, quanto mais tempo passar no frio, mais qualidade perde.
Para um almoço a dois, ou naqueles momentos em que não temos muito tempo, mas, ainda assim, não queremos deixar de preparar algo especial, experimentem esta receita, com sabor à frescura do mar, mas na versão low cust, porque vão adorar. Palavra de #lobo.
Ingredientes (Para quatro pessoas)
- 500 Gr de Esparguete Fresco (comprei no continente)
- 1 Kg de Mexilhão Fresco
- 1 Cebola Grande
- 2 Dentes de Alho
- 250 Gr de Tomate fresco, sem pele ou uma lata de tomate triturado, de boa qualidade
- 1 Ramo generoso de coentros frescos
- Sal Grosso, Q. B.
- 1 Litro de água (só para a Bimby)
- 1 Malagueta fresca (opcional)
- Azeite Virgem extra, Q. B.
- 1 Folha de louro
Preparação - Bimby
- Arranje os mexilhões, retirando o “cabelo” que têm na parte lateral.
- Coloque 1 litro de água no copo e e programe 5min./120º/Vel.1, para que a água fique quente.
- Coloque os mexilhões na varoma, programe 10 min./Tempo. varoma / Vel. 1, ou até que abram. Não deixe demasiado tempo para não começarem a secar.
- Guarde 200 ml da água de cozer, reserve o mexilhão, e deixe arrefecer.
- No copo limpo, triture a cebola e o alho 5 seg/ Vel. 5.
- Adicione o azeite, os talos dos coentros, e a folha de louro, e refogue 5min/120º/Vel.1.
- Junte o tomate e a malagueta picada, e deixe cozinhar 10min/100º/Vel.1.
- Entretanto, retire o miolo do mexilhão da casca e coloque no copo, bem como a massa e a água de cozer o mexilhão, e programe 6 min./100º/ Inversa / Vel. Colher. Não se preocupe porque a massa fresca coze rapidamente e não necessita de muita água porque está hidratada.
- Se necessário, junte um pouco de sal e sirva com os coentros picados. Bom apetite
Preparação - Fogão
- Arranje os mexilhões, retirando o “cabelo” que têm na parte lateral.
- Numa frigideira tipo wok, cozinhe os mexilhões em lume médio até abrirem, reservando o caldo que deitaram.
- Deixe o marisco arrefecer.
- Numa caçarola larga, refogue, durante cinco minutos, a cebola picada e o alho laminado com um fio de azeite.
- Adicione os talos dos coentros, e a folha de louro, bem como o tomate e a malagueta picada, e deixe cozinhar, em lume baixo, durante quinze minutos.
- Entretanto, retire o miolo do mexilhão da casca e coloque na caçarola, bem como a massa e a água de cozer o mexilhão, deixando cozinhar durante mais dez minutos em lume médio. Não se preocupe porque a massa fresca coze rapidamente e não necessita de muita água porque está hidratada.
- Se necessário, junte um pouco de sal e sirva com os coentros picados. Bom apetite