Tal como referi neste post, adoro adicionar “sabores do mundo” às receitas tradicionais. Por isso, num dos jantares desta semana, ao ver esta receita do Chef Sá Pessoa, decidi reinventá-la com os ingredientes que tínhamos em casa, de que resultou um delicioso “frango frito com manjericão, amendoim e lima”. Como inspiração, utilizei a memória de uma das minhas viagens à China, país onde, tradicionalmente, não se come a célebre galinha frita com amêndoas, vulgarizada pelos restaurantes [pseudo] chineses em Portugal, mas com caju ou amendoim. A combinação resultou na perfeição, porque a suavidade do frango sobressaiu com a junção das ervas aromáticas, a que o manjericão deu um toque maravilhoso, que me surpreendeu pela positiva. Acompanhado por um bom caril de legumes ou batata, esta receita é um sucesso garantido. Experimentem, porque vão adorar. Palavra de #lobo.
Ingredientes:
– 1 Frango com 1,5 Kg, cortado em pedaços
– Óleo de girassol Q. B.
– Mistura de ervas aromáticas asiáticas (comprei no Aldi)
– Gengibre fresco Q. B.
– Manjericão Q. B.
– Cebolinho Q. B.
– 5 Dentes de alho
– 3 Chalotas
– Pimenta preta moída na hora Q. B.
– Sal Q. B.
– Coentros frescos Q. B.
– 50 Gramas de amendoins com sal
– Cebolinho Q. B.
– 1 Lima
– 1 Malagueta (opcional)
Preparação:
Num Wook, aqueça o óleo, e refogue o gengibre picado, o alho e as chalotas. Sem baixar o lume, adicione o frango e, quando este estiver bem corado, adicione os restantes ingredientes, com excepção da lima e dos amendoins. Deixe apurar em lume médio, e, quando estiver cozinhado, retifique os temperos e adicione os amendoins, que não deverão fritar mais do que cinco minutos, sob o risco de ficarem estorricados. Finalize com o sumo de lima e coentros picados. Bom apetite.
Dica do #lobo: Servi com um caril goês de batata, que combina na perfeição com este frango, e cuja receita postarei, em breve.