Compota de laranja, noz, gengibre e especiarias

Cá em casa há sempre laranjas biológicas, fresquíssimas, que nos são oferecidas. Por isso, praticamente todos os dias as transformamos em delicioso sumo. No entanto, durante o fim de semana, percebi que algumas se estavam a deteriorar, pelo que optei por testar esta deliciosa compota de noz, laranja, gengibre e especiarias. Para me inspirar, usei como base a receita tradicional, mas com algumas alterações à moda do #lobo, que, na minha modesta opinião, resultaram lindamente. A mais importante de todas, foi, para além da introdução das nozes e das especiarias, a forma como as descasquei: retirei a casca com uma lâmina fininha para que se ficassem a sentir os fios cristalizados. Está tão boa, mas tão boa, que o difícil é parar de comer. [“Adeus dieta, até depois”].

 

Ingredientes:

– 750g de laranjas biológicas

1,5l de água

– 1,5kg de açúcar amarelo

– Sumo de meio limão

– Gengibre Q. B.

– 100 Gramas de miolo de noz

– 3 Cravinhos

– 3 Paus de canela

– Canela em pó Q. B.

 

Preparação:

Lave as laranjas e retire-lhes a casca com uma lâmina fina, para que fiquem da espessura de uma folha de papel. Num panela grande, coloque as cascas, as laranjas cortadas, e deixe macerar de um dia para o outro. Ferva, em lume brando, e, quando as cascas estiverem cozidas, adicione o açúcar e o sumo de limão, mexendo sempre. Após dez minutos, junte os restantes ingredientes, e, quando a comporta estiver bem cozida, enfrasque-a respeitando as regras de conservação.

Dica do #lobo: Poderá usa-la para confeccionar sobremesas, tais como toucinho do céu de laranja, ou cheesecake. Bom Apetite.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*