Caros 5.75 leitores, como sabem, e porque, também, não vou para nova, estou, constantemente, à procura de informação e dicas alimentares que me ajudem a ter uma vida mais saudável e activa, as quais adoro partilhar, convosco, aqui no blog. Uma das notícias que li, recentemente, e que muito me animou, já que é um dos alimentos que consumimos, regularmente, cá em casa, refere que, de acordo com um estudo realizado, recentemente, por investigadores da Universidade de Singapura, se ingerirmos 300 gr deste tipo de fungo, por semana, reduzimos, em mais de 50%, a probabilidade de virmos a sofrer de demência e de declínio cognitivo.
A investigação, conduzida entre 2011 e 2017, teve como alvo 600 indivíduos com mais de sessenta anos de idade, permitiu estabelecer uma relação directa, e muito efectiva, entre o consumo deste tipo de alimento e a preservação das células cerebrais e do desempenho cognitivo, ajudando a prevenir, ou a adiar, o aparecimento de doenças degenerativas graves como o Alzheimer. A eficácia dos cogumelos, deve-se à presença de um poderoso antioxidante denominado ergotioneína, substância que previne, entre outros benefícios, o envelhecimento celular.
E, agora, perguntam vocês, caros 5.75 leitores: Que espécies são mais eficazes? Segundo o estudo, os participantes ingeriram, ao longo de seis anos, os seguintes tipos: shitake, cogumelo-ostra (também conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello, que podemos adquirir, na sua grande maioria, em qualquer supermercado. Contudo, por si só, não bastam para obter um verdadeiro beneficio para a saúde. É necessário optar por uma alimentação equilibrada, e consumir, regularmente, peixe, fruta, legumes, chá verde, nozes, alimentos baixos em açúcar e gordura, levar uma vida activa e não fumar.
Seja como for, este parece ser um excelente ponto de partida para cuidar do corpo, e da mente. Na verdade, os cogumelos são tão saborosos, que podem ser cozinhados de mil e uma maneiras, e, até, como substituo da carne ou do peixe. Aqui no blog, podem inspirar-se aqui com as minhas receitas. Vão ver, que até quem não gosta de cogumelos vai passar a gostar. Palavra de #lobo.
Créditos da imagem: Food52.