Aula de culinária com o Chef Luís Machado, sobre o peixe espada preto de Sesimbra

Pescado, em Sesimbra, desde a década de 80 do século XX, o peixe espada preto é, actualmente, uma das grandes referências gastronómicas da região, uma vez que são as embarcações da vila, as responsáveis por mais de 95% do consumo nacional da espécie. Capturado de forma artesanal, com anzóis largados a cerca de mil metros de profundidade, chega, diariamente, fresquinho, directamente da lota à mesa do consumidor, e é um tipo de peixe super versátil, que se pode confeccionar de milhões de maneiras diferentes. De acordo com o objectivo de promover e divulgar o peixe espada preto, a Câmara Municipal de Sesimbra, organiza, desde 2014, em parceria com inúmeras entidades, a “Semana Gastronómica do Peixe Espada Preto”, iniciativa em que, durante este período, os restaurantes do concelho apresentam dezenas de pratos inovadores com base na espécie. Este ano, o programa incluiu um vasto conjunto de actividades, nomeadamente uma aula de culinária com o conhecido Chef Luís Machado, organizada no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, da Câmara Municipal, com o apoio da Docapesca, na qual tive o enorme prazer de participar. 

Tendo contado com a participação de doze alunos, a formação começou com uma explicação sobre alguns aspectos importantes para reconhecermos a frescura do peixe espada preto, e a forma de obtermos filetes, sem assassinar o peixe. Assim, um pouco a medo, com uma faca maior do que eu, lá tentei dar um golpe suave junto à espinha, e, imodéstia à parte, até acho que não me saí mal.

Durante a aula, que durou cerca de duas horas, o Chef deu-nos dicas culinárias muito úteis, nomeadamente sobre o ângulo correcto em que se deve posicionar os alimentos, para os picar, sem trucidarmos os dedos; Um truque espectacular, e muito simples, para que a tábua não escorregue: colocar um papel húmido por baixo da dita; E a melhor forma de tirarmos o maior partido possível do sabor das ervas aromáticas, as quais devem ser incluídas, somente, no final da confecção, para que o aroma seja mais intenso. Felizmente, a minha querida amiga Cris Conq, também participou, o que tornou a aula, muito mais divertida (e animada). 

Aprendemos a confeccionar dois pratos, cujas receitas estão no blog do Chef: Filetes de peixe espada preto em molho de caril e manga, e Filetes de peixe espada preto à bulhão Pato com crocante de broa. Uma verdadeira delícia. Fiquei absolutamente maravilhada, nomeadamente com esta forma de cozinhar caril, que não conhecia. Já que, cá em casa, raramente se come peixe porque o meu Amor não gosta, vou adaptar as duas receitas a versões vegetarianas e/ou com marisco. Me aguardem.

Em suma, foi uma manhã super divertida, e produtiva, com uma turma absolutamente fantástica, com quem tive o prazer de aprender imenso. Não posso deixar de agradecer à Câmara Municipal de Sesimbra, à Docapesca e Lotas, SA, e ao Chef Luís Machado pela fantástica aula. Na próxima lá estarei, na fila da frente. Palavra de #lobo. 

2 Comments

  1. I’ve learn a few just right stuff here. Certainly value
    bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you set
    to make this type of magnificent informative website. http://ask.nevershutdown.com/index.php/291357-know-about-healthy-bcreamy-creamer-for-the-good-diet/0

  2. I’ve learn a few just right stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting.
    I wonder how so much attempt you set to make this type of magnificent informative website. http://ask.nevershutdown.com/index.php/291357-know-about-healthy-bcreamy-creamer-for-the-good-diet/0

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*