Quem passa por Tomar, não pode deixar de experimentar a famosa Casa das Ratas, não só pela fantástica gastronomia, mas, também, pela oportunidade de reviver o ambiente das tabernas portuguesas dos anos 50. Inaugurada na segunda metade do século XX, era, inicialmente, a adega de outra taberna, a Casa Matreno, local onde um grupo de amigos gostava de se juntar para beber à vontade, longe de estranhos. Por ser um antigo armazém de cereais, estava sempre infestada de “ratas”, e o nome pegou, bem como o hábito de usar o espaço, primeiro para beber, e, depois, para saborear os melhores petiscos da cidade.
Possuindo uma decoração incrível, que nos faz viajar no tempo, onde não faltam as míticas pipas, os quadros com fotografias antigas de Tomar, o balcão em pedra, e a tradicional loiça em barro, é, hoje, considerado o local mais fotografado da cidade. Na lista dos pratos mais pedidos, estão as iscas, as migas de bacalhau, as típicas “burras” (bochechas de porco), jaquinzinhos fritos, costeleta de novilho, e o famoso cabrito assado no forno, que não resistimos em experimentar, bem como os maranhos, que estavam deliciosas, mas que, para mim, são demasiado fortes. Adorei o acompanhamento à base de hortaliça salteada com azeite e alho, que ajuda a reforçar aquele toque português, bem como o espanhol gaspacho, super bem confeccionado.
Com capacidade para setenta pessoas, já se tornou num símbolo do Ribatejo, sendo, ao fim de semana, importante reservar, ou correm o risco de ficar à porta. Caso não consigam mesa, não desesperem. Podem, sempre, tentar a vossa sorte no outro lado da rua na Casa Matreno, que é do mesmo proprietário, e foi onde tudo começou, conservando a mesma decoração dos anos 50. Quer num espaço, quer noutro, o preço médio por refeição ronda os quinze euros, sendo possível pedir meias doses, bem como pratos vegetarianos.
Não resistimos em terminar esta refeição épica com o leite creme mais famoso (e delicioso) de Tomar, que foi a cereja no topo de um jantar perfeito. Se gostam de comida tradicional portuguesa, de restaurantes genuínos, com história, tradição e uma decoração incrível, não podem, definitivamente, perder a Casa das Ratas. Vão adorar, até porque é a desculpa perfeita para visitar uma das cidades mais belas e mágicas do país. palavra de #lobo.
Informações Úteis:
Morada: Rua Doutor Joaquim Jacinto 6, Tomar 2300-577, Portugal
Contacto: +351 933 549 128