Emagrecer é como ficar rico: Na maior parte das vezes, o difícil não é chegar mas permanecer . Assim sendo, antes de iniciarmos uma dieta saudável, e realista, é essencial que interiorizemos alguns hábitos saudáveis e que apostemos em alimentos que até gostamos. Senão, após semanas de sacrifício, e de alguns quilos perdidos, corremos o risco de acordar com a brilhante tirada: “Que se f*da. A partir de agora, só como o que me apetece”. E lá se vai o sofrimento pelo cano. E pior. Neste casos, o que, regra geral, acontece, é que encontramos os quilinhos que perdemos, mais os amiguinhos. Assim sendo, meus 5.75 leitores, existem alimentos que conseguimos comer sem grande sacrifício, que nos ajudam a perder peso, e que nos deixam sem a horrível sensação de fome. Ora vejam:
Abacate: É rico em fibras e proteínas e, como por magia, ajuda a reduzir a gordura da barriga. É um alimento muito delicioso, e pode ser usado em saladas, molhos ou ingerido ao natural.
Salmão: Grelhado, em sushi ou sashimi, este é, definitivamente, o peixe “da moda”. Rico em ómegas 3 e 6, não tem, praticamente, calorias e ajuda o corpo a eliminar as gorduras em excesso.
Mirtilos: À semelhança da grande maioria dos frutos vermelhos, os mirtilos são um poderoso antioxidante, rico em fibras e baixo em calorias. Uma chávena contem, apenas, oitenta Kcal, e são muito saborosos.
Vinho Tinto: Ah pois é. Não se vão armar em bêbados, mas, em quantidades moderadas, o vinho tinto ajuda a eliminar a gordura. Este fenómeno acontece graças à sua elevada quantidade de polifenóis, os elementos antioxidantes do vinho.
Arroz Integral: É mega delicioso e um excelente substituto do arroz branco. Além de dar energia, possui um teor muito baixo de gordura e ajuda a acelerar o metabolismo. Só vantagens.
Amêndoas: Além de um fruto extremamente nutritivo, as amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a perder peso. O seu sabor é divinal e podem ser consumidas ao natural, com iogurte e em saladas.
Feijão preto: Uma chávena contém quinze gramas de proteína, com a vantagem de não possuir qualquer tipo de gordura saturada, deixando-nos com a sensação de saciedade.
Imagens: Health