Se acham que eu sou viciada em comida e restaurantes, deviam conhecer o meu pai, 5.75 leitores, que é totalmente vidrado na “arte de saber comer”. Por isso, sempre que saímos em família, escolher o local onde almoçar ou jantar, é, sempre, uma prioridade. Num destes dias, em que fomos, num maravilhoso sábado de Sol, buscar o meu irmão, que vive em Londres, ao aeroporto, e porque ninguém se tinha lembrado de reservar mesa em lado nenhum, decidi ir ao Tripadvisor e dei de caras com o Chapitô à Mesa. Situado na encosta do Castelo de São Jorge, possui uma vista absolutamente maravilhosa sobre a cidade de Lisboa, com uma decoração condigna dos bairros populares alfacinhas.
Para além das opções mais tradicionais, como as costeletas de cordeiro grelhadas, novilho assado, petiscos tipicamente portugueses, e pratos de bacalhau, é possível degustar pratos mais elaborados, como bife tártaro, magret de pato, risottos, ou peixe marinado, variando algumas opções de acordo com os produtos da época. A carta é da responsabilidade dos Chefs Miguel Ameal e Bertílio Gomes, sendo possível acompanhar as sugestões do dia através do facebook do restaurante.
O Chapitô à Mesa. é composto por três espaços distintos: A esplanada, com o miradouro, e a grelha a carvão, que foi a nossa opção, a petisqueira, e o restaurante, com vista privilegiada sobre a capital. Pessoalmente, para além da comida, que estava irrepreensível, e do serviço, adorei o conceito artístico implícito, uma vez que o projecto Chapitô inclui outras vertentes como a escola de animação circense, a companhia de teatro, ou a produção de espectáculos, respirando-se, em todo o restaurante, arte e cultura. O único senão é estar, frequentemente, pejado de turistas, uma vez que é muito bem recomendado em inúmeros guias como o Tripadvisor, pelo que convém marcar mesa, com alguma antecedência, coisa que, naturalmente, não fizemos, pelo que tivemos que esperar.
Se gostam de cozinha tradicional portuguesa, extremamente bem confeccionada, e não tiverem medo de enfrentar o caos, em que Lisboa caiu pelo excesso de turistas, experimentem, porque vão adorar. A nível de preço, não é super barato, quantificando-se o valor médio por refeição em cerca de vinte euros por pessoa. Mas, também, um dia não são dias, e o que é desta vida, sem um pequeno mimo?
Informações Úteis:
Morada: Costa do Castelo, 7, Lisboa 1100-176, Portugal
Contacto: +351 21 887 5077
Website: Tripadvisor eFacebook.