Frango com manjericão, amendoim e lima

Tal como referi neste post, adoro adicionar “sabores do mundo” às receitas tradicionais. Por isso, num dos jantares desta semana, ao ver esta receita do Chef Sá Pessoa, decidi reinventá-la com os ingredientes que tínhamos em casa, de que resultou um delicioso “frango frito com manjericão, amendoim e lima”. Como inspiração, utilizei a memória de uma das minhas viagens à China, país onde, tradicionalmente, não se come a célebre galinha frita com amêndoas, vulgarizada pelos restaurantes [pseudo] chineses em Portugal, mas com caju ou amendoim.  A combinação resultou na perfeição, porque a suavidade do frango sobressaiu com a junção das ervas aromáticas, a que o manjericão deu um toque maravilhoso, que me surpreendeu pela positiva. Acompanhado por um bom caril de legumes ou batata, esta receita é um sucesso garantido. Experimentem, porque vão adorar. Palavra de #lobo.

 

 

Ingredientes:

– 1 Frango com 1,5 Kg, cortado em pedaços

– Óleo de girassol Q. B.

– Mistura de ervas aromáticas asiáticas (comprei no Aldi)

– Gengibre fresco Q. B.

– Manjericão Q. B.

– Cebolinho Q. B.

– 5 Dentes de alho

– 3 Chalotas

– Pimenta preta moída na hora Q. B.

– Sal Q. B.

– Coentros frescos Q. B.

– 50 Gramas de amendoins com sal

– Cebolinho Q. B.

– 1 Lima

– 1 Malagueta (opcional)

 

Preparação:
Num Wook, aqueça o óleo, e refogue o gengibre picado, o alho e as chalotas. Sem baixar o lume, adicione o frango e, quando este estiver bem corado, adicione os restantes ingredientes, com excepção da lima e dos amendoins. Deixe apurar em lume médio, e, quando estiver cozinhado, retifique os temperos e adicione os amendoins, que não deverão fritar mais do que cinco minutos, sob o risco de ficarem estorricados. Finalize com o sumo de lima e coentros picados. Bom apetite.

 

Dica do #lobo: Servi com um caril goês de batata, que combina na perfeição com este frango, e cuja receita postarei, em breve.

 

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*